Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-06-2009

Mucajaí (RR) lidera lista do desmatamento da Amazônia em mai
Município teve 16,7 km² de florestas destruídas no mês. Das dez cidades que mais desmataram, cinco estão em MT.
Mucajaí (RR) lidera lista do desmatamento da Amazônia em mai
Foto: Inpe/Divulgação

O município de Mucajaí, em Roraima, é o local onde foi detectada a maior área de desmatamento em maio. Segundo dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que mede a degradação florestal na Amazônia, foram identificados 16,7 km² de destruição no município. A área equivale a cerca de dez vezes o Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Mucajaí, Luzinete Mesquita dos Anjos, o município sofre desmatamento desde a sua criação, mas a degradação mais recente tem sido causada principalmente pela abertura de novos pastos para o gado.

"Temos quatro projetos de assentamentos. Para esses projetos não existem políticas, planejamento. Um incentivo que esses agricultores recebem é o crédito de apoio ao produtor. Com isso eles compram ferramentas, arame e capim. É um incentivo à pecuária. Não existe um plano, uma política pública para o agricultor", critica a secretária.

Para tentar reverter a devastação, a prefeitura tem planos de diversificar a produção agrícola. "Vamos incentivar sistemas agroflorestais [mistura de agricultura com florestas], piscicultura, cultura de pequenos animais e extração do inajá [espécie de palmeira], para produção do biodiesel. A proposta é que, nos próximos quatro anos, possamos chegar ao desmatamento zero em Mucajaí", espera Luzinete.

Confira abaixo a lista dos dez municípios amazônicos com maior índice de desmatamento detectado em maio. O cruzamento dos dados foi feito pelo Globo Amazônia utilizando os pontos de desmatamento identificados pelos satélites do Inpe.

O Inpe ressalta que nem todo o desmatamento identificado nesse período pode ter sido realizado durante esses três meses, pois a cobertura de nuvens muitas vezes impede que os satélites detectem áreas devastadas. Por isso, derrubadas ocorridas em meses anteriores podem ter aparecido só agora, assim como desmatamentos realizados entre fevereiro e abril podem aparecer nas próximas medições.

Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar
a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail
[email protected] . Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail,
telefone e, se possível fotos ou vídeos.

Mucajaí (RR) lidera lista do desmatamento da Amazônia em maio

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir