Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 24-06-2009

Ferrari garante que FIA aprovou todas as propostas
A equipe italiana Ferrari garantiu nesta quarta-feira que a Federa��o Internacional de Automobilismo (FIA)
Ferrari garante que FIA aprovou todas as propostas
Foto: http://www.abril.com.br/

PARIS - A equipe italiana Ferrari garantiu nesta quarta-feira que a Federa��o Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou todas as propostas da Associa��o de Escuderias de F�rmula 1 (Fota, em ingl�s), ratificando o acordo para evitar a cria��o de um Mundial paralelo.

Em comunicado de imprensa divulgado hoje em sua sede italiana, a Ferrari explica que as propostas levadas pela Fota a Paris defendem o "interesse do esporte automobil�stico e de todos os seus protagonistas, come�ando pelos torcedores".

"O Conselho Mundial da FIA aprovou hoje todas as propostas da FOTA, raz�o pela qual teremos ano que vem um campeonato de F-1 que, como pediu a associa��o, ser� disputado dentro de um esp�rito de competi��o esportiva e tecnol�gica que ter� regras claras e certas, al�m de uma gest�o transparente", diz o comunicado.

"Tudo isto pretende evitar cont�nuas mudan�as decididas por uma s� pessoa e prev� uma redu��o gradual dos custos, que no decorrer dos pr�ximos dois anos os devolver�o ao n�vel dos anos 90", completa.

A declara��o oficial da escuderia italiana, uma das que mais criticou as novas regras que a FIA pretendia aplicar a partir da pr�xima temporada, chega depois de o ingl�s Max Mosley, presidente da FIA, anunciar o acordo.

Entre as propostas aprovadas por ambas as partes est�o que o Mundial do ano que vem seja disputado com as regras de 2009 e que Mosley, � frente da FIA desde 1993 e cujo mandato termina em outubro, n�o ser� candidato � reelei��o.

A principal diferen�a entre os dois lados residia no projeto da FIA de limitar, a partir de 2010, o or�amento das escuderias a 45 milh�es de euros sem contar as despesas com propaganda e com os sal�rios dos pilotos.

Os construtores n�o se opunham � diminui��o dos custos, mas reivindicavam um prazo maior para coloc�-la em pr�tica. Diante da negativa de Mosley quanto a mudar seus planos, a Fota amea�ou criar um campeonato em n�vel mundial paralelo ao da FIA.

Ferrari garante que FIA aprovou todas as propostas

Fonte: Estad�o
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir