Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-06-2009

Venezuela e Estados Unidos normalizam suas relações diplomáticas
Patrick Duddy em foto de 2008
Venezuela e Estados Unidos normalizam suas relações diplomáticas
Foto: AFP

MARACAY, Venezuela (AFP) — Venezuela e Estados Unidos restabelecerão nos próximos dias seus respectivos embaixadores, Bernardo Alvarez e Patrick Duddy, afastado desde setembro passado, confirmou nesta quarta-feira o chanceler venezuelano Nicolás Maduro.

"A normalização das relações vai ser restabelecida nos próximos dias e, de imediato, os embaixadores retomarão suas funções para avançar em uma comunicação mais fluída", afirmou Maduro aos jornalistas em Maracay (80 km a oeste de Caracas), onde deve ser celebrada a sexta cúpula da Alternativa Bolivariana para Nossa América.

A volta dos embaixadores a suas respectivas delegações foi tratada pelo presidente Hugo Chávez e a secretária de Estado americana Hillary Clinton durante a última Cúpula da Américas, em abril, em Trinidad e Tobago.

Apesar de em um primeiro momento o presidente Chávez sugirir que designaria Roy Chaderton, atual representante da Venezuela ante a Organização dos Estados Americanos, depois se decidiu que seria melhor redesignar os antigos embaixadores, segundo fontes diplomáticas venezuelanas.

A Venezuela expulsou Patrick Duddy em setembro de 2008 em solidariedade com a Bolívia, que fizera a mesma coisa com o embaixador americano em La Paz, depois de acusá-lo de estar por trás de manobras da oposição.

Os Estados Unidos responderam ao gesto solicitando o afastamento de Bernardo Alvarez, que passou para a presidência do Banco da Alternativa Bolivariana para Nossa América (Alba), cargo que deixaria para voltar a Washington.

O anúncio da normalização das relações entre os Estados Unidos e a Venezuela, muito deterioradas durante os anos recentes, acontece dentro da sexta cúpula da Alba, na qual participa o presidente boliviano Evo Morales.

A Alba foi criada em 2004 por Cuba e Venezuela para contra-atacar a Área de Livre Comércio para as Américas, impulsionada pelos Estados Unidos.

Venezuela e Estados Unidos normalizam suas relações diplomáticas.

Patrick Duddy em foto de 2008.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir