Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-06-2009

Banco Central dos EUA, Fed, mantém taxa de juros quase zerada
Fed mantém taxa de juros flutuante entre 0 e 0,25%
Banco Central dos EUA, Fed, mantém taxa de juros quase zerada
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA (AFP) — O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), manteve nesta quarta-feira inalterada sua política monetária, com a manutenção da taxa básica de juros flutuante, entre 0 e 0,25%.

O comunicado emitido ao final da reunião de dois dias do Comitê de Política Monetária (FOMC), concluída hoje, estimou que as taxas de juros deverão ser "extremamente baixas" por "um longo período".

Também prevê uma economia fraca, com a inflação "contida" por um certo tempo, destacando que a recessão está arrefecendo, em meio à diminuição da preocupação com a queda dos preços.

O banco central americano indicou, no entanto, que continuará intervindo nos mercados no momento.

"Embora os preços da energia e de outras commodities tenham aumentado recentemente", a atividade fraca "deverá amortecer as pressões sobre estes valores", expressou o Comitê.

Nestas circunstâncias, acrescenta o comunicado, o FOMC decidiu manter a taxa básica entre zero e 0,25% acordada desde dezembro, deixando o Fed atuar sobre os mercados como vem fazendo há vários meses para garantir o fluxo do crédito.

Anunciou também que daria continuidade ao compromisso prévio de comprar 1,45 trilhão de dólares em dívidas relacionadas a hipotecas até o final do ano e 300 bilhões de dólares em dívida pública de prazo mais longo até o outono (hemisfério norte).

Segundo o texto do Fed, "as condições nos mercados financeiros melhoraram nos últimos meses em geral.

Banco Central dos EUA, Fed, mantém taxa de juros quase zerada.

Fed mantém taxa de juros flutuante entre 0 e 0,25%.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir