Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-06-2009

Fed mantém inalterada sua política monetária
Ben Bernanke, presidente do Fed
Fed mantém inalterada sua política monetária
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA (AFP) — O Federal Reserve, o banco central americano (Fed), anunciou nesta quarta-feira que mantém inalterada sua política monetária, com a taxa básica de juros permanecendo durante algum tempo entre Zero e 0,25%. Seguem as principais linhas do texto do comunicado do Comitê de Política Monetária (FOMC) emitido ao final de dois dias de reunião, concluída nesta quarta-feira:

"Informação recebida desde a reunião de abril do Comitê de Política Monetária (FOMC) sugere que o ritmo da contração econômica se desacelera. As condições nos mercados financeiros melhoraram em termos gerais nos últimos meses.

O consumo das famílias mostra novos sinais de estabilização, embora contido com o prosseguimento do desemprego, de menores rendimentos nos lares e restrições ao crédito.

As empresas cortam investimentos fixos nos empregados, mas aparentemente conseguiram avanços nas vendas.

Apesar de a atividade econômica permanecer fraca por um tempo, o Comitê mantém a previsão de que as medidas tomadas para estabilizar os mercados financeiros e as instituições, o estímulo fiscal e monetário e as forças do mercado vão contribuir para uma recuperação gradual do crescimento econômico sustentado num contexto de estabilidade de preços.

Os preços da energia e outras commodities se elevaram recentemente. No entanto, o substancial aumento dos recursos moderará as pressões sobre os custos, com o Comitê esperando que a inflação permaneça contida por algum tempo.

Nestas circuntâncias, o Federal Reserve empregará todas as ferramentas disponíveis para promover a recuperação econômica e preservar a estabilidade dos preços.

O Comitê manterá sua taxa básica de juros entre Zero e 0,25% antecipando que as condições econômicas provavelmente assegurem níveis excepcionalmente baixos da tasa por um longo período.

Como foi anunciado previamente, para apoiar os débitos hipotecários e melhorar as condições gerais de crédito privado, o Federal Reserve vai adquirir até 1,25 trilhão de dólares desses ativos e até 200 bilhões de dólares da dívida até o final do ano.

Além disso comprará até 300 bilhões de dólares da dívida pública de prazo mais longo até o outono.
O Comitê continuará avaliando o ritmo e o montante de suas compras de valores à luz da evolução da economia e das condições dos mercados financeiros.

O Federal Reserve monitora o tamanho e a composição de seus balanços e fará ajustes a seus programas de crédito e liquidez, como foi garantido.

Votaram a favor: Ben S. Bernanke, presidente; William C. Dudley, vice-presidente; Elizabeth A. Duke; Charles L. Evans; Donald L. Kohn; Jeffrey M. Lacker; Dennis P. Lockhart; Daniel K. Tarullo; Kevin M. Warsh; y Janet L. Yellen."

Fed mantém inalterada sua política monetária.

Ben Bernanke, presidente do Fed.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir