Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-06-2009

INSS vai enviar aviso sobre aposentadoria por cartas
O ministro da Previd�ncia, Jos� Pimentel, nesta quarta-feira.
INSS vai enviar aviso sobre aposentadoria por cartas
Foto: Ag�ncia Brasil

Sarah Barros

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passar� a enviar correspond�ncia aos trabalhadores urbanos que completarem as condi��es m�nimas para requerer a aposentadoria por idade. O primeiro lote ser� enviado para segurados com direito a se aposentar a partir de julho deste ano. Ao todo, ser�o 1.635 cartas, a serem entregues pelos Correios a partir de hoje.

A carta ser� enviada sempre no m�s anterior �quele em que o segurado completar a idade m�nima e a car�ncia necess�rias para ter direito � aposentadoria por idade.

Informa��es pelo Correio

No documento, constar�o a quantidade de contribui��es constantes no Cadastro Nacional de Informa��es Sociais (CNIS) e o valor estimado do benef�cio. O documento tamb�m ter� um c�digo de seguran�a para que o segurado confirme a autenticidade da carta. A confirma��o poder� ser feita pela internet, no site da Previd�ncia, ou pela central telef�nica 135, quando o cidad�o dever� agendar o atendimento em uma das ag�cias do INSS.

"Estamos iniciando com a aposentadoria por idade urbana e depois vamos estender para os outros benef�cios. Isso � resultado do sistema de trabalho que estamos implantando, que exige muita tranquilidade e muita seguran�a para errar o m�nimo poss�vel", disse o ministro da Previd�ncia, Jos� Pimentel.

Um destes projetos de expans�o � o envio de cartas para segurados que tenham pend�ncias com o INSS que impossibilitem a obten��o da aposentadoria. "Inicialmente, enviaremos a carta somente em situa��o de nenhuma pend�ncia de contribui��o. Os outros segurados que completam requisitos ter�o que comprovar dados que permitam a aposentadoria. Futuramente, pretendemos enviar cartas para que os segurados sejam chamados a regularizar sua situa��o", explicou o presidente do INSS, Valdir Sim�o. Futuramente

Foram exclu�dos da sele��o para envio da carta segurados cujo cadastro apresentem endere�o n�o preenchido ou CEP inv�lido, informa��es de v�nculos, remunera��es e contribui��es pendentes de confirma��o e informa��es de agendamento no Sistema de Agendamento Eletr�nico (SAE).

A carta tamb�m destaca n�o ser necess�ria a contrata��o de despachantes para intermediar o processo de aponsentadoria.

Surpresa

O sistema de envio de cartas foi apresentado durante reuni�o do Conselho Nacional da Previd�ncia Social, nesta quarta-feira. No evento, tr�s segurados receberam as primeiras cartas comunicando a possibilidade de aposentadoria.

Um deles foi a funcion�ria da �rea de telecomunica��es Vera L�cia Ros�ria Barbosa. Ela ir� completar 60 anos no dia 9 de julho. "Foi uma surpresa porque eu n�o sabia que poderia me aposentar por idade mas s� por tempo de contribui��o", explicou.

Ela afirmou que o recebimento da carta permitir� a avalia��o sobre as vantagens de requerer a aposentadoria ou continuar contribuindo para o INSS. "A carta ajuda a fazer uma avalia��o se � melhor aposentar agora. Mas acredito que ainda tenho contribui��o a oferecer na minha �rea de atua��o", completou.

INSS vai enviar aviso sobre aposentadoria por cartas.

O ministro da Previd�ncia, Jos� Pimentel, nesta quarta-feira.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir