Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-06-2009

Presidente do Supremo critica atos secretos e elogia Sarney
Presidente do STF, Gilmar Mendes, visita pris�o nesta quarta no Distrito Federal
Presidente do Supremo critica atos secretos e elogia Sarney
Foto: Antonio Cruz / Ag�ncia Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta quarta (24) que "a regra no �mbito da administra��o p�blica � a publicidade" ao ser indagado sobre os atos secretos do Senado.

Segundo ele, "deve ter havido uma grande falha sist�mica para que se produzisse ato secreto".

Apesar da cr�tica � falta de transpar�ncia de atos do Senado, Mendes poupou o presidente da Casa, Jos� Sarney, que nas �ltimas semanas enfrenta uma s�rie de acusa��es.

"Tenho o maior respeito pelo presidente Sarney. Temos um di�logo constante. Acho que � uma pessoa importante na hist�ria do Brasil, conduziu a transi��o democr�tica com grande habilidade", afirmou.

Mendes lembrou que Sarney foi o primeiro presidente a governar o pa�s depois do regime militar. O presidente do STF fez cr�ticas ao pagamento de sal�rios acima do teto do funcionalismo p�blico, que � R$ 24,5 mil. Esse valor � pago mensalmente aos ministros do Supremo, cuja remunera��o � o teto do servi�o p�blico.

"As decis�es do STF t�m sido claras no sentido da preserva��o do teto", disse. Mendes defendeu a aprova��o de uma proposta em tramita��o no Congresso para que o sal�rio dos ministros do Supremo seja reajustado para R$ 25.725.

Se a proposta for aprovada, haver� um aumento em cascata nos sal�rios, pelo menos, do Judici�rio.

Ele disse que no Brasil existe infla��o, mas reconheceu que � pequena. Segundo Mendes, houve perda de remunera��o nos �ltimos anos e h� reivindica��es de ju�zes para que os sal�rios sejam aumentado.

No come�o da noite desta quarta, manifestantes, com velas acesas nas m�os, cercaram o pr�dio do STF para protestar contra o presidente da Corte.

Presidente do Supremo critica atos secretos e elogia Sarney
"Regra da administra��o p�blica � a publicidade", disse Gilmar Mendes.
Segundo ele, presidente do Senado � "pessoa importante na hist�ria".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir