Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-06-2009

Presidente do Irã compara linguagem de Obama à de Bush
Caminho escolhido pode enterrar opções de diálogo, diz Ahmadinejad. País enfrenta protestos com mortes depois da sua reeleição.
Presidente do Irã compara linguagem de Obama à de Bush
Foto: AFP

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta quinta-feira (25) que a relação com o Ocidente mudou após sua polêmica reeleição e recomendou ao governante americano, Barack Obama, a não escolher uma política que interfira nos assuntos internos do Irã.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias local "Fars", o iraniano assegurou que a linguagem empregada pelo presidente americano lembra a de seu antecessor, George W. Bush, e que se esse for o caminho escolhido, enterrará as opções de diálogo.

Os ocidentais pensavam que podiam destruir a autoridade do povo iraniano com propaganda falsa. Mas devem saber que, a partir de agora, o Irã falará de outra posição, tratará os inimigos de uma nova perspectiva", ameaçou.

"Acabaram os tempos em que os países arrogantes submetiam outros países do mundo. O Ocidente deve abrir os olhos, já que o Irã se preparou para qualquer eventualidade", disse Ahmadinejad, durante a inauguração de um projeto petroquímico.

O presidente, cuja polêmica reeleição gerou uma onda de protestos e distúrbios no país, violentamente reprimidas pelas forças de segurança, criticou Obama, a quem acusou de interferir nos assuntos do Irã.

"Obama cometeu um erro dizendo essas coisas. Nossa pergunta agora é por que decidiu seguir o caminho de Bush", afirmou Ahmadinejad.

"Se esse é o tom que se pretende empregar, então não há nada a falar. Espero que deixe de interferir e que se desculpe de uma maneira clara que o povo iraniano entenda", disse.

Desde que o Ministério do Interior concedeu a Ahmadinejad a vitória um dia após as eleições, realizadas no dia 12, o Irã foi palco de protestos nos quais pelo menos 20 pessoas morreram e milhares foram detidas.

Presidente do Irã compara linguagem de Obama à de Bush

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir