Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 25-06-2009

Próximo Oscar terá dez candidatos a Melhor Filme
A próxima edição do Oscar terá uma novidade: dez produções concorrerão na categoria de Melhor Filme.
Próximo Oscar terá dez candidatos a Melhor Filme
Foto: AP

Los Angeles (EUA), 24 jun (EFE).- A próxima edição do Oscar terá uma novidade: dez produções concorrerão na categoria de Melhor Filme.

O anúncio foi feito hoje por Sid Ganis, presidente da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, em entrevista coletiva.

"Depois de mais de seis décadas, a Academia retorna a algumas de suas raízes, quando havia mais concorrentes pelo grande prêmio do ano. Serão dez grandes filmes em 2009, e não apenas cinco", afirmou.

No início, a disputa reunia mais de cinco produções. Em 1931 e 1932 houve oito candidatas, número que aumentou para 12 em 1934 e 1935. Posteriormente, foram dez concorrentes durante nove anos.

A edição de número 16 do Oscar, em 1943, foi a última vez que a categoria contou com dez filmes candidatos. Naquele ano, "Casablanca" ganhou como melhor produção.

"Ter dez candidatos permitirá aos eleitores da Academia reconhecer e incluir alguns filmes que aparecem nas demais categorias, mas que não conseguem entrar na luta pelo grande prêmio", comentou Ganis.

"Mal posso esperar para ver a lista de dez nomes quando os candidatos forem anunciados", acrescentou.

As candidaturas da 82ª edição do Oscar serão anunciadas em 2 de fevereiro de 2010, e a cerimônia de entrega está marcada para 7 de março. EFE.

mg/dp

Próximo Oscar terá dez candidatos a Melhor Filme

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir