Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-06-2009

Conselho de Guardiães do Irã diz que eleição foi a mais lim
Aiatolá Khatami pediu punição aos líderes das manifestações. Vinte pessoas morreram em protestos contra reeleição de Ahmadinejad.
Conselho de Guardiães do Irã diz que eleição foi a mais lim
Foto: http://www.abola.pt

O corpo legislativo iraniano confirmou nesta sexta-feira (26) que não encontrou nenhuma evidência de fraudes e que esta foi a eleição mais limpa e "saudável" desde a revolução Iraniana de 1979. "O Conselho quase terminou de rever as queixas dos candidatos derrotados e a análise indicou que esse foi o mais transparente pleito desde a Revolução. Não existiram violações na eleição", afirmou o porta-voz do grupo, Abbasali Kadkhodai.

Durante essa semana, o Conselho, que faz a vistoria do processo eleitoral e guarda as leis do país, já havia rejeitado qualquer acusação de fraude e pedido de anulação da eleição, feitas pelos candidatos derrotados, principalmente pelo moderado ex-primeiro-ministro Mir Hossein Moussavi.

O aiatolá supremo, Ahmad Khatami, já havia falado ao público e pediu o fim dos protestos, que até agora já deixaram 20 mortos no país. Segundo a agência Associated press, nesta sexta ele voltou a se referir ao tema em seu comando de preces na Universidade de Teerã. "O governo deve punir os líderes dos protestos, que são apoiados por Israel e pelos EUA", afirmou. Ele também acusou os jornalistas estrangeiros de falsas reportagens sobre as eleições.

De acordo com a Reuters, os apoiadores de Moussavi planejam soltar milhares de balões nesta sexta-feira com a mensagem: "Neda, você sempre ficará em sempre em nossos corações", em homenagem à jovem que morreu em meio aos protestos e virou símbolo da luta oposicionista.

* Com informações da Reuters e AP

Conselho de Guardiães do Irã diz que eleição foi a 'mais limpa' desde 1979

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir