Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 26-06-2009

Universidade de Londrina cancela aulas por causa da nova gri
Medida � preventiva e vai durar at� a pr�xima segunda-feira. Estudante da Unesp com a nova gripe teve contato com alunos da UEL.
Universidade de Londrina cancela aulas por causa da nova gri
Foto: Seop

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiu suspender as aulas e todas as atividades administrativas nesta quinta-feira (25) at� a pr�xima segunda-feira (29) por causa dos casos da nova gripe.

A decis�o foi tomada durante reuni�o de emerg�ncia, frente ao fato de que uma estudante universit�ria da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que contraiu a nova gripe e que teve contato direto com servidores e estudantes da UEL, em 16 de junho. Segundo nota, a partir desta quinta-feira s� v�o funcionar os servi�os de emerg�ncia fundamentais como Hospital Veterin�rio (HV) e de Cl�nicas (HC).

Tamb�m por causa da doen�a, o campus da Unesp em Assis (SP) teve as aulas suspensas at� o fim desta semana. A medida foi tomada ap�s a confirma��o do segundo caso da nova gripe na cidade. Uma estudante de biologia e outra de psicologia da universidade foram infectadas.

De acordo com Wilmar Mar�al, reitor da UEL, justificou a medida como preventiva, para evitar problemas posteriores. Segundo ele, a atividade acad�mica preconiza reuni�es em locais fechados, o que facilita a difus�o do v�rus.

Ainda segundo o documento, as autoridades sanit�rias informaram que 25 pessoas do Centro de Ci�ncias Agr�rias (CCA) e do setor de Anatomia da UEL est�o afastados das atividades por dez dias. Estes pacientes s�o monitorados pelas autoridades sanit�rias, sendo que uma paciente, servidora t�cnica-administrativa, est� internada apresentando os sintomas da doen�a.

A administra��o da universidade apurou que a estudante da Unesp circulou pelo Restaurante Universit�rio e Biblioteca Central, locais de grande concentra��o de pessoas. A estudante tamb�m teve aulas no Laborat�rio de Anatomia e ainda manteve contato com estudantes das �reas agr�rias. Todos os casos est�o sendo monitorados pela Vigil�ncia Sanit�ria, que tomou as provid�ncias, visando o bloqueio da cadeia epidemiol�gica de transmiss�o do v�rus A-H1N1.

Caso grave
Uma jovem de 14 anos est� internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universit�rio de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com diagn�stico da nova gripe. Ela � moradora de S�o Gabriel (RS), cidade que est� em situa��o de emerg�ncia desde segunda-feira (22), ap�s contrair doen�a em uma viagem para a Argentina. Aulas e eventos est�o proibidos no munic�pio e nem missa pode ser rezada.

Em nota, o hospital confirmou o caso da paciente vinda de S�o Gabriel. Segundo o documento, o quadro cl�nico indica pneumonia viral prim�ria, com significativa gravidade. No entanto, de acordo com os m�dicos, a paciente apresenta melhora gradual e progressiva nas �ltimas 36 horas.

O N�cleo de Vigil�ncia Epidemiol�gica Hospitalar aguarda resultados de outros sete casos de suspeita da nova gripe. Quatro deles tiveram material coletado h� dois dias, com poss�vel resultado para a pr�xima sexta-feira (26).

Na manh� desta quinta-feira (25), foram coletadas amostras de outros tr�s pacientes, um deles de Santa Maria (RS) e outros dois de Jaguari (RS). O resultado est� previsto para a pr�xima segunda-feira (29).

Ainda segundo a nota do hospital, em Santa Maria, a situa��o � de tranquilidade, uma vez que n�o existem casos locais confirmados. N�o h� necessidade de uso de m�scaras na comunidade. A orienta��o � apenas para medidas higi�nicas e ventila��o de ambientes pr�pria para preven��o de qualquer doen�a viral respirat�ria.

Fronteiras
Nos estados da Regi�o Sul, a maior preocupa��o com rela��o � nova gripe � com as fronteiras. A vigil�ncia foi intensificada no Paran� por causa da confirma��o de cinco casos da doen�a. Em Uruguaiana, cidade ga�cha que faz fronteira com a Argentina, a Pol�cia Federal e Ag�ncia Nacional de Vigil�ncia Sanit�ria (Anvisa) fiscalizam os ve�culos.

"A nenhum viajante que ingressar no pa�s ser� concedida autoriza��o sem antes ter parecer sanit�rio", diz Adriana Pahim, da Anvisa.

Na Argentina j� h� 1.294 casos da nova gripe e 18 pessoas morreram. Na fronteira do Uruguai, em Santana do Livramento (RS), a Anvisa foi autorizada a montar um posto em Rivera, no pa�s vizinho, mas a livre circula��o de pessoas que fazem compras na cidade dificulta o controle.


Situa��o de emerg�ncia
Em S�o Gabriel, a cerca de 300 quil�metros da fronteira com a Argentina, os moradores est�o evitando lugares p�blicos. Nos bancos, por exemplo, o movimento caiu. E quem tem que atender os clientes trabalha de m�scara. Tem sido assim em supermercados, lojas, postos de gasolina e restaurantes.

Uma adolescente que esteve na Argentina contraiu a gripe e est� internada em estado grave, em Santa Maria. O m�dico que fez o diagn�stico diz que o caso dela n�o � comum. "Sabemos que a gripe A � menos letal que uma influenza normal. No caso dessa menina provavelmente ela acabou tendo uma diminui��o da imunidade e uma bact�ria levou a um quadro de pneumonia. � uma situa��o extrema, mas um caso isolado. N�o � assim que se comporta essa gripe", diz Nilson Pereira, pneumologista.

Universidade de Londrina cancela aulas por causa da nova gripe

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir