Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-06-2009

Lula diz que internet reduz poder da imprensa tradicional
Presidente Lula em Santa Catarina.
Lula diz que internet reduz poder da imprensa tradicional
Foto: Divulga��o

PORTO ALEGRE - A um m�s do lan�amento de um blog pelo Planalto, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o Pa�s nunca viveu um ambiente de liberdade de informa��o t�o grande e, acredita que com o acesso cada vez maior � internet, a imprensa tradicional est� perdendo poder para os novos meios.

"Finalmente este Pa�s est� tendo o gosto da liberdade de informa��o", disse Lula em discurso no 10� F�rum Internacional Software Livre em Porto Alegre (RS).

"Estamos vivendo um momento revolucion�rio da humanidade em que a imprensa j� n�o tem o poder que tinha h� alguns anos. A informa��o j� n�o � mais uma coisa seletiva em que os detentores da informa��o podiam dar golpe de Estado", afirmou.

Lula e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) fizeram um balan�o dos investimentos federais nas �reas de implanta��o de software livre e programas de inclus�o digital em �rg�os p�blicos e em programas para a sociedade.

O governo calcula uma economia de 370 milh�es de reais com a implanta��o do software livre desde 2003, in�cio do governo Lula.

Ao defender a liberaliza��o do software, Lula disse: "Podem ficar certos que neste governo � proibido proibir. O que n�s fazemos � discutir. Os empres�rios sabem que n�s discutimos sem rancor e sem m�goa".

O presidente ouviu no f�rum cr�ticas ao projeto do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que trata de crimes eletr�nicos. Os cr�ticos defendem que o governo vete o projeto por entender que ele fere a privacidade do usu�rios da Internet ao prever sua identifica��o.

"Essa lei n�o visa corrigir abusos na internet. Na verdade, quer fazer censura. Precisamos responsabilizar as pessoas, mas n�o proibir ou condenar", reagiu Lula, que disse ver interesse policialesco no projeto.

Picaretas e elei��o

Mais cedo, em Itaja� (SC), onde criou a pasta da Pesca e Aquicultura, Lula disse que em �poca de campanha eleitoral aparecem "picaretas" querendo fazer de coisas s�rias um trampolim para campanhas.

"Eu gostaria que entre n�s prevalecesse apenas o compromisso da verdade, da mais absoluta verdade e somente a verdade", disse.

"Est� chegando a �poca da campanha e, quando chega a �poca da campanha, come�am a aparecer alguns picaretas neste pa�s querendo fazer de coisa s�ria um trampolim para a campanha."

O presidente disse ainda que n�o escolhe prefeito ou governador pelo partido para realizar parcerias de investimento.

"Eu nunca perguntei a um prefeito a que partido que ele pertence, e nunca perguntei a um governador o partido que ele pertence. O que vale para fazer uma coisa � saber, primeiro, se a obra � necess�ria, segundo, se tem projeto para a gente poder concluir essa obra", declarou.

Lula diz que internet reduz poder da imprensa tradicional.

Presidente Lula em Santa Catarina.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir