Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 27-06-2009

Retrospectiva 2008 - Avião cai no mar Mediterrâneo durante vôo-teste
Barco busca os restos do Airbus 320, da companhia aérea Air New Zealand, que fazia um vôo-teste com sete tripulantes a bordo quando caiu no mar Mediterrâneo
Retrospectiva 2008 - Avião cai no mar Mediterrâneo durante vôo-teste
Foto: Guillaume Horcajuelo/EFE

da Folha Online

Um avião Airbus 320 da companhia aérea Air New Zealand, que fazia um vôo-teste com sete tripulantes a bordo, caiu nesta quinta-feira no mar Mediterrâneo próximo da fronteira entre a França e a Espanha, informaram à agência Efe autoridades marítimas francesas. Ao menos três pessoas morreram, e quatro ainda estão desaparecidas.

Os ocupantes são cinco neozelandeses e dois alemães. Os corpos encontrados ainda não foram identificados.

O aparelho tinha decolado de um aeroporto de Perpignan, no sudoeste da França, para onde devia retornar após o vôo-teste, informaram as fontes, que afirmaram ainda que a aeronave estava lá para ser consertada pela empresa francesa EAS. Depois dos testes na França, a aeronave iria retornar para a Nova Zelândia.

Por razões ainda desconhecidas, o avião caiu em frente à costa de Saint-Cyprien, perto de Perpignan, em meio a chuvas e vento. Os radares franceses perderam o sinal do avião por volta das 13h45 (Brasília) e, logo depois, seus restos foram avistados por um barco civil que avisou aos serviços de resgate.

Conforme a Defesa Civil, equipes de mergulhadores, dois navios da guarda costeira, um avião da Marinha francesa e um helicóptero foram enviados à região, porém a noite e as condições adversas do tempo dificultam os trabalhos. "Localizamos a fuselagem, mas só as operações de resgate vão determinar se há sobreviventes", disse o oficial Sandrine Parro.

A Airbus enviou técnicos para o local para investigar o caso, mas ainda não se pronunciou. O avião tinha capacidade para 150 passageiros e tinha aproximadamente 7.000 horas de vôo.

Com Associated Press e Reuters

Avião cai no mar Mediterrâneo durante vôo-teste; ao menos três morrem.

Barco busca os restos do Airbus 320, da companhia aérea Air New Zealand, que fazia um vôo-teste com sete tripulantes a bordo quando caiu no mar Mediterrâneo, próximo da fronteira entre a França e a Espanha.
Retrospectiva 2008 - Avião cai no mar Mediterrâneo durante vôo-teste Barco busca os restos do Airbus 320, da companhia aérea Air New Zealand, que fazia um vôo-teste com sete tripulantes a bordo quando caiu no mar Mediterrâneo Avião

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir