Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 27-06-2009

Retrospectiva 2008 - Velório de Eloá é aberto ao público
Enterro está marcado para as 9h da terça-feira (21). Jovem morreu após ser mantida refém por ex-namorado
Retrospectiva 2008 - Velório de Eloá é aberto ao público
Velório de Eloá
Foto: Juliana Cardilli/G1

O velório de Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, foi aberto ao público por volta das 16h50 desta segunda-feira (20) no Cemitério Santo André, no ABC. Antes disso, a família teve alguns minutos exclusivos na sala onde o caixão foi colocado. A mãe da jovem chegou por volta das 16h15 ao local. De acordo com a policial militar Juliana Niemoj, cerca de 4 mil pessoas estavam no local por volta das 17h20.

Veja a cobertura completa do seqüestro em Santo André

A PM controla o acesso do público ao local do velório. Um cordão foi montado para que as pessoas passem diante do caixão, mas não é permitido que elas parem para tirar fotografias, por exemplo. Alguns reclamam que a passagem ocorre muito rapidamente e, por isso, não é possível se despedir da menina. O tempo que o velório será aberto ao público depende de decisão da família.

Desde as 7h desta segunda-feira, nove pessoas precisaram de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no cemitério. Duas delas precisaram ser levadas para o Centro Hospitalar de Santo André – um homem alcoolizado e uma gestante.

Eloá teve a morte cerebral decretada na noite de sábado (18), após ser mantida refém por mais de 100 horas refém pelo ex-namorado no apartamento onde vivia com a família, em um conjunto habitacional de Santo André. Ela foi atingida por dois tiros na sexta-feira (17), um na cabeça e outro na virilha.

O corpo da adolescente chegou às 14h58 ao cemitério onde serão realizados o velório e o enterro. Na chegada do cortejo e na retirada do caixão, a multidão que estava na entrada da sala do velório fez uma homenagem com aplausos.

Muitas pessoas saíram da fila que foi formada para ver a chegada do caixão. A multidão se acumulou em volta do carro e foi difícil transportar o corpo para dentro do velório. Um grupo de adolescentes amigos da jovem rezava o Pai-Nosso e a Ave-Maria. Eles se mostravam bastante emocionados do lado de fora da sala.

Após a entrada, muitas pessoas se aglomeram em torno da sala do velório para tentar enxergar através do vidro. A Guarda Municipal de Santo André protegia a entrada da sala para evitar o acesso da imprensa e da população. O corpo deve ser velado apenas pela família durante cerca de meia hora. Somente após esse período o local será aberto para visitantes.

Amigos, conhecidos e curiosos que se sensibilizaram com o drama da adolescente faziam fila para entrar no velório da jovem ainda antes da chegada do corpo. O enterro está marcado para as 9h da terça-feira (21). A Guarda Municipal estima que cerca de 2 mil pessoas estivessem por volta das 14h30 no local.



Foto: Juliana Cardilli/G1 Caixão com corpo de Eloá é retirado de carro (Foto: Juliana Cardilli/G1)A aposentada Antônia Maria dos Santos, de 62 anos, mora em Osasco e veio nesta manhã para o cemitério. Segundo ela, a intenção é prestar solidariedade à família. "Vim para mostrar para a mãe da Eloá que ela não está sozinha. Ela precisa de toda a força possível agora". Mesmo sabendo que provavelmente não vai poder oferecer sua solidariedade diretamente para a família, ela acredita que sua ida valeu a pena. "Estou rezando e passando vibrações positivas. Quero passar lá [dentro do velório] para deixar esse sentimento mais próximo".

Já a dona de casa Yolanda Barbosa Matos Silva, de 40 anos, disse ter ficado mais abalada ainda por ter um filho da mesma idade de Eloá. "Meu filho ficou muito chateado. Foi um choque, ele falou que todo mundo chorou na escola". Contou ela, que mora em Mauá e estava sozinha no local. Quase no fim da imensa fila formada me torno da sala do velório, a dona de casa não estava desanimada. "Vou encarar, eu tenho que vê-la. Desde ontem eu queria ir ao hospital, senti isso. Deve ser muito difícil para a família dela. Para a gente que é mãe, é triste".

A PM controla o acesso do público ao local do velório. Um cordão foi montado para que as pessoas passem diante do caixão, mas não é permitido que elas parem para tirar fotografias, por exemplo. Alguns reclamam que a passagem ocorre muito rapidamente e, por isso, não é possível se despedir da menina. O tempo que o velório será aberto ao público depende de decisão da família.

Velório de Eloá é aberto ao público em Santo André
Enterro está marcado para as 9h da terça-feira (21).
Jovem morreu após ser mantida refém por ex-namorado.
Retrospectiva 2008 - Velório de Eloá é aberto ao público Enterro está marcado para as 9h da terça-feira (21). Jovem morreu após ser mantida refém por ex-namorado eloá

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir