Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 27-06-2009

Veja Novamente (2009-05-23) - Chegam a 14 os corpos resgatados de destroços de avião
Catorze corpos são resgatados de destroços de avião na Bahia
Veja Novamente (2009-05-23) - Chegam a 14 os corpos resgatados de destroços de avião
Foto: Joa Souza/Ag. A Tarde/AE

Chega a 14 o número de corpos resgatados dos destroços do avião que caiu em Trancoso (BA), na noite de sexta-feira (22), segundo informações da assessoria do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Os restos mortais das vítimas foram encaminhados ao órgão em Porto Seguro (BA) e serão transferidos para Salvador para identificação.

Segundo os peritos, os corpos encontrados ficaram muito destruídos com o impacto e com a explosão. A identificação será feita por exame de DNA ou análise de arcada dentária, conforme o estado. ODPT informou que o processo não é tão rápido porque é necessário pegar documentos odontológicos e colher material das famílias para os exames.

Queda

O acidente ocorreu na noite de sexta-feira (22). O avião decolou de São Paulo às 18h30, e caiu pouco depois de 21h, próximo da pista de pouso de um resort.
Antes do acidente, o piloto chegou a entrar em contato com a torre de comando pedindo autorização de pouso, mas o avião explodiu ao cair a 200 metros de uma das laterais da pista. Após o acidente, os bombeiros levaram mais de duas horas para apagar o fogo.

O piloto da aeronave era Jorge Lang Filho, de 56 anos, considerado muito experiente pelos colegas. O filho dele chegou de São Paulo ainda de madrugada para ajudar nas investigações.
Investigações

O tenente-coronel aviador João Bieniek, integrante da equipe que vai investigar as causas do acidente, afirmou que a retirada dos corpos não prejudica o trabalho da Aeronáutica. De acordo com Bieniek, os técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) devem chegar ao local somente na tarde deste sábado (23).

"Nosso objetivo é fazer uma investigação para fins de prevenção. Provavelmente, haverá também uma investigação paralela da polícia para fins penais", afirmou Bieniek.
Empresário

O avião, prefixo PR MOZ é um modelo King Air 350, fabricação americana, considerado moderno, com recursos tanto para pousos com boas condições visuais quanto por instrumentos.

A aeronave pertencia ao empresário Roger Wright, proprietário da empresa Arsenal Investimentos e ex-diretor do Banco Garantia. Ele viajou à Bahia com a mulher, Lucilia Lins, e dois filhos.

De acordo com a Aeronáutica, a aeronave havia acabado de passar pela inspeção anual de manutenção.

A primeira mulher de Roger Wright morreu no acidente com o Fokker 100 da Tam, no ano de 1996. Barbara Cecilia Luchsinger Wright estava entre os passageiros do voo 402, que caiu minutos após a decolagem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

A assessoria de imprensa da Light confirmou que a filha, o genro e o neto de seis meses do presidente da companhia, José Luiz Alqueres, estavam a bordo do avião.

A publicitária Heloísa Alqueres Vaz Wright, o empresário Felipe Wright e o filho deles de seis meses, Francisco Alqueres Vaz Wright, passariam o fim de semana no Terravista, condomínio de luxo ao lado do Clube Med. Felipe Wright era sócio do site Latinart, que comercializa obras de arte pela internet.

(*com informações da TV Santa Cruz)

Chegam a 14 os corpos resgatados de destroços de avião na Bahia
Identificação das vítimas será pela análise de arcada dentária e DNA.
Avião de pequeno porte caiu perto de pista de resort, em Trancoso. Veja Novamente (2009-05-23) - Chegam a 14 os corpos resgatados de destroços de avião Catorze corpos são resgatados de destroços de avião na Bahia avião

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir