Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-06-2009

Israel aprova construção em assentamento judaico na Cisjordâ
Israel aprovou hoje a construção de 50 casas em um assentamento judaico na Cisjordânia
Israel aprova construção em assentamento judaico na Cisjordâ
Foto: AFP

(Atualiza com reações palestinas)

Jerusalém, 29 jun (EFE).- Israel aprovou hoje a construção de 50 casas em um assentamento judaico na Cisjordânia, uma decisão que foi condenada imediatamente pelas autoridades palestinas, que diseram que é um novo impedimento à paz.

As casas serão construídas na colônia de Adam, perto de Jerusalém, segundo a edição digital do jornal "Yedioth Ahronoth".

O chefe de negociação e assessor presidencial palestino Saeb Erekat reagiu em comunicado, no qual assegura que "Israel continua ignorando suas obrigações do Mapa de Caminho (que desde 2003 guia os esforços de paz) e desafiando as exigências internacionais para o fim de qualquer atividade nos assentamentos".

O ministro para Assuntos de Jerusalém da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Khatem Abdel Qadir, também condenou a medida, e afirmou que "esta política significa que não há nenhuma oportunidade para que (o presidente palestino, Mahmoud) Abbas e (o primeiro-ministro israelense, Benjamin) Netanyahu se sentem juntos na mesa de negociação".

A decisão de hoje bate de frente com as repetidas chamadas feitas pela Administração dos EUA para que se suspenda qualquer atividade nas colônias judaicas em território ocupado e sejam retomadas sem demora as conversas de paz com os palestinos.

A aprovação das novas construções ocorre na véspera da viagem do ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, aos Estados Unidos para se reunir com o enviado especial para o Oriente Médio, George Mitchell.

Apesar das chamadas da comunidade internacional para o fim das construções na Cisjordânia, Netanyahu disse que seu Governo, apesar de que não vá autorizar a construção de novos assentamentos, seguirá autorizando obras nos já existentes para acolher o que chama de "crescimento natural" da população.

Erekat disse hoje que "o Mapa do Caminho é claro, Israel freie toda a atividade nos assentamentos ou continue (...), não há meio termo".

Desde 1967, ano em que Israel ocupou os territórios palestinos, foram construídos 132 assentamentos reconhecidos pelo Ministério do Interior na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, assim como um número similar de enclaves não reconhecidos pelas autoridades, segundo a ONG B'Tselem.

Para os palestinos e a comunidade internacional, todos os assentamentos construídos em território ocupado após a Guerra de 1967 são ilegais, e representam um sério obstáculo para a paz e a criação de um futuro Estado palestino.

Israel aprova construção em assentamento judaico na Cisjordânia

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir