Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Iraquianos comemoram retirada das tropas americanas
Os iraquianos come�aram hoje a comemorar o fim da retirada das tropas americanas, cujos soldados j� n�o s�o vistos nas ruas...
Iraquianos comemoram retirada das tropas americanas
Foto: Nabil al-Jurani/Associated Press

Bagd�, 30 jun (EFE).- Os iraquianos come�aram hoje a comemorar o fim da retirada das tropas americanas, cujos soldados j� n�o s�o vistos nas ruas de Bagd� nem de outras cidades do pa�s.

Em discurso transmitido pela TV local, o presidente iraquiano, Jalal Talabani, descreveu a retirada como o "princ�pio de uma nova era na hist�ria do Iraque".

"A partir de hoje, o povo iraquiano ser� o dono de suas riquezas, vai decidir seu destino e acreditar em sua hist�ria", disse o presidente do Iraque, cujo Governo chamou o dia de hoje de "o dia da soberania".

Talabani elogiou o papel das for�as armadas iraquianas que a partir de hoje assumir�o a responsabilidade da seguran�a nas cidades.

Al�m disso, pediu a coopera��o e a coordena��o com os pa�ses da regi�o na pr�xima etapa, e insistiu em que os Estados que fazem fronteira com o Iraque tamb�m v�o ser beneficiados com a estabilidade do pa�s.

No centro de Bagd�, v�rios m�sicos e artistas iraquianos participaram ontem � noite (local) de uma cerim�nia em um parque para comemorar a retirada das tropas americanas.

Os Estados Unidos ainda mant�m mais de 140 mil soldados no Iraque, alguns se retiraram das cidades e se estabeleceram em bases longe das zonas urbanas, enquanto outros permanecer�o colaborando com o Ex�rcito iraquiano.

Em dezembro, Washington e Bagd� assinaram um acordo de seguran�a que estipula a retirada americana das cidades antes de julho de 2009 e de todo o territ�rio iraquiano antes de janeiro de 2012.

Iraquianos comemoram retirada das tropas americanas

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir