Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Cristina descarta remodelação no Governo, apesar de derrota
A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, descartou hoje a possibilidade de remodelação de seu Gabinete
Cristina descarta remodelação no Governo, apesar de derrota
Foto: AFP

Buenos Aires, 29 jun (EFE).- A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, descartou hoje a possibilidade de remodelação de seu Gabinete, como consequência da contundente derrota sofrida pelo Governo nas eleições legislativas de domingo.

"Não vejo que, por causa do resultado das eleições, eu tenha que fazer alguma mudança de Gabinete, não vejo isso escrito em lugar nenhum, nem vejo nenhuma atitude por parte de algum ministro, nem alguma política que tenha sido causadora da derrota na província de Buenos Aires", afirmou a presidente em entrevista coletiva, a segunda desde o início de seu mandato, em dezembro de 2007.

Em seu comparecimento diante da imprensa, de pouco mais de uma hora e com poucas perguntas, Cristina minimizou o impacto da derrota governista e admitiu que a nova composição do Parlamento exigirá um consenso para garantir a governabilidade.

Segundo sua opinião, a queda dos apoios do Governo se deve ao desgaste de seis anos de gestão, "como ocorre no mundo todo", assinalou, e a "erros que serão analisados".

A perda da maioria parlamentar do Governo "vai exigir, por parte de todos, de governistas e opositores, o consenso, para conseguir a governabilidade", afirmou.

Cristina ressaltou o "marco de tranquilidade e transparência total" das eleições de domingo, após as quais, lembrou, "o Governo obteve uma derrota que foi reconhecida por quem deve fazê-lo".

"Uma derrota por dois pontos, mas é uma derrota e deve ser reconhecida como tal", acrescentou a presidente.

Apesar dos pedidos de consenso e governabilidade, Cristina criticou as alusões da oposição a supostos casos de fraude às vésperas das eleições e culpou também a imprensa.

"Sinto como presidente, como governista, que a imprensa nos interroga e escuta os opositores", disse, dirigindo-se aos jornalistas que participarem da entrevista coletiva na Casa Rosada, sede do Governo.

Cristina descarta remodelação no Governo, apesar de derrota

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir