Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Como foi a Semana: Ativistas protestam contra violência
Como foi a Semana: Ativistas protestam contra violência - homossexuais
Como foi a Semana: Ativistas protestam contra violência
Foto: Ricardo Marques / Folha Imagem

Mariana Jungmann
Da Agência Brasil

O movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) fez hoje (08) uma manifestação em frente ao Centro de Eventos Brasil 21, onde acontece a 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT).

Uma grande bandeira do arco-íris, símbolo do movimento, foi estendida no gramado com 73 cruzes representando as mortes de homossexuais, travestis e transexuais noticiadas na imprensa brasileira neste ano.

O objetivo, segundo Marinalva Santana, da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), era chamar a atenção para a violência contra esses grupos. "Cerca de 150 homossexuais, travestis e transexuais morrem por ano. Isso é inaceitável", afirma Marinalva.

O dado apontado por ela vem de um levantamento feito em jornais e revistas pelo Grupo Gay da Bahia e corresponde somente às mortes que foram divulgadas na imprensa.

O protesto, organizado pela LBL começou com 70 cruzes, mas três tiveram de ser acrescentadas devido a mortes ocorridas durante o período da conferência que teve início na última quinta-feira (5).

"As cruzes estão divididas em 50 gays, 20 travestis e três lésbicas. Mas é importante lembrar que as mortes de lésbicas muitas vezes são noticiadas como mortes de mulheres, sem apontar a orientação sexual. Com isso, muitas vezes, elas não entram nessa estatística", afirma Jandira Queiroz, da LBL.

Ativistas protestam contra violência sofrida por homossexuais em Brasília Playboy Sexy e Paparazzo violência

Fonte: Mariana Jungmann
http://noticias.uol.com.br/
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir