Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Bovespa 'vira' e passa a cair no último pregão do mês
Piora na confiança do consumidor dos EUA desanima investidores. Na Europa e nos EUA, dia também é de perdas.
Bovespa 'vira' e passa a cair no último pregão do mês
Foto: Mônica Zarattini/AE

Após abrir em alta, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) mudou de direção e passou a operar em baixa no último pregão do mês. Às 13h39, o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, caía 1,21%, aos 51.508 pontos.

A bolsa paulista acompanha a piora do mercado internacional, que também registra baixa. As quedas são acentuadas nas bolsas de Londres e de Nova York.

A piora na negociação no dia veio na esteira da divulgação de indicadores negativos sobre a economia dos Estados Unidos. A confiança do consumidor recuou na passagem de maio para junho, com os norte-americanos avaliando menos favoravelmente as condições de negócios e do emprego.

Os dados sobre preços de casas no país também vieram negativos, mostrando uma queda de 18,1% em maio frente ao mesmo mês do ano anterior.

Na Ásia, os mercados encerraram sem direção única. Tóquio e Seul aumentaram 1,79% e 0,12%, respectivamente. Já Hong Kong perdeu 0,81%, enquanto Xangai caiu 0,54%.

Segunda-feira

Na véspera, a Bovespa começou a semana em alta, pegando carona no bom humor dos mercados dos Estados Unidos e da Europa, que tiveram um dia positivo. No fim do pregão, o índice Ibovespa - referência para o mercado nacional - teve ganho de 1,27%, fechando aos 52.137 pontos. O volume negociado ficou próximo de R$ 6,4 bilhões e foi inflado pelo início das operações da empresa VisaNet.

No primeiro dia de negociações, os papéis da VisaNet tiveram alta de mais de 13%, embora ainda não façam parte do índice-referência da bolsa de São Paulo, o Ibovespa. Somente a negociação da ação da VisaNet movimentou R$ 2,88 bilhões nesta segunda-feira.

(Com informações da Reuters e do Valor OnLine)

Bovespa 'vira' e passa a cair no último pregão do mês

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir