Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Prefeito de Macaé conversa com chefe do executivo de Marataízes
Prefeito de Macaé conversa com chefe do executivo de Marataízes sobre investimentos em educação, saúde e geração de emprego e renda.
Prefeito de Macaé conversa com chefe do executivo de Marataízes
Foto: Wesley Marvila/Assessoria de Comunicação de Marataizes

Riverton destacou para Jander a importância do investimento na qualificação profissional da população para inserir o cidadão no desenvolvimento econômico do município. "A indústria do petróleo transformou Macaé, que passou a receber um número grande de pessoas em busca de emprego no arranjo produtivo do petróleo e gás.

Temos investido muito em saneamento e infra-estrutura urbana para recuperar áreas degradadas e levar estrutura aos bairros, além de custear a demanda social para promover inclusão, por isso o investimento em capacitação é fundamental", disse.

Vidal elogiou Macaé e a infraestrutura da Brasil Offshore e disse estar surpreso com o tamanho da feira. "Hoje, Marataízes está na expectativa para o início da produção no pré-sal porque até o momento recebemos royalties como município limítrofe, mas temos quatro campos de petróleo do pré-sal dentro de Marataízes", comentou o prefeito capixaba.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informados por Riverton, a população de Macaé triplicou nos últimos 30 anos. Riverton lembrou que hoje, o município é parceiro dos governos estadual, federal e a Petrobras, mas o pagamento de royalties só ganhou expressão 17 anos depois da chegada da Petrobras na cidade.

- Macaé é o centro offshore das operações de petróleo da Bacia de Campos e devido ao crescimento acelerado, investimos de forma expressiva na manutenção de creches, escolas, rede de saúde e de saneamento para arcar com a demanda - salientou.

Os investimentos em educação, saúde e geração de emprego e renda impulsionaram a conquista de Macaé como a cidade com o maior Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) do Estado do Rio. "Trabalhamos duro para manter uma qualidade de vida boa para a população, inclusive com ações para estimular a arrecadação de próprios, diminuindo cada vez mais a dependência dos royalties do petróleo", citou o prefeito.

De acordo com o prefeito de Marataízes, a presença da comitiva capixaba na Brasil Offshore visa também preparar a cidade para os investimentos do petróleo que espera receber. "Foi ótimo o encontro com o prefeito, ele é muito atencioso e nos mostrou o impacto que o petróleo causa na cidade", pontuou Jander Vidal.


    Fonte: Wesley Marvila - Assessoria de Comunicação de Marataizes
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir