Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Mangabeira Unger divulga carta de renúncia
O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger
Mangabeira Unger divulga carta de renúncia
Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, divulgou nesta terça-feira (30) sua carta de renúncia ao cargo. Ele deixará o governo, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deixará o governo por não ter conseguido ampliar sua licença de professor da Universidade de Harvard, nos EUA.

Na carta, Mangabeira diz que faz o pedido para "voltar ao convívio" de sua mulher e de seus filhos, para "ajudar a pagar a educação deles" e para "retornar" à vida acadêmica. Para sair oficialmente, ele espera a publicação da exoneração no Diário Oficial. Interinamente, o secretário-executivo Daniel Vargas assume o posto.

A chegada de Mangabeira ao governo foi cercada de polêmica, porque antes de se tornar ministro ele classificou o governo Lula como "o mais corrupto da história" e chegou a pedir o impeachment do presidente num artigo publicado no jornal "Folha de S. Paulo" em 2005.

Já na campanha eleitoral pela reeleição, em 2006, Lula perdoou Mangabeira, que chegou a participar de um dos comícios do presidente.

Mangabeira emitiu nota na quarta-feira (17) informando que pretendia continuar no governo. A nota foi uma resposta aos boatos sobre sua saída do ministério por conta de uma possível troca de partido. Ele está no ministério a pedido do vice-presidente da República, José Alencar, que é filiado ao PRB.

Na nota, o ministro informou que o presidente Lula queria que ele continuasse no governo e que não havia qualquer problema político ou programático na relação dele com o presidente e com o governo. Além disso, ele enfatizou que vinha discutindo com a Universidade de Harvard, a prorrogação de sua licença.
Veja a íntegra da carta de renúncia de Mangabeira

Excelentíssimo Senhor Presidente da República
Luiz Inácio Lula da Silva

Rogo-Ihe exonerar-me no dia 30 de junho do cargo de Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Faço este pedido para voltar ao convívio de minha mulher e de nossos filhos, para ajudar a pagar a educação deles e para retomar minha vida acadêmica.

Continuarei, porém, a dedicar-me à proposta e à discussao de um caminho nacional. Não me limitarei a propor e a discutir; lutarei para que o Brasil avance neste caminho.

Agradeço-lhe a oportunidade de haver servido, em seu governo, o País. Reconheço a magnanimidade com que o Senhor me convidou a fazer parte do governo e o entusiasmo com que apoiou esses dois anos de trabalho.

Receba, Senhor Presidente, os protestos da mais elevada estima e consideração.

Roberto Mangabeira Unger
Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República

Mangabeira Unger divulga carta de renúncia
Ele espera a publicação da exoneração para deixar cargo oficialmente.
Segundo Lula, ministro não conseguiu ampliar licença de Harvard.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir