Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-07-2009

Localizado sinal de uma caixa-preta do Airbus que caiu
Moradores da praia de Galawa, na costa das Ilhas Comores, observam equipes de resgate que buscam nesta quarta-feira (1) destro�os do Airbus que caiu na v�spera com 153 a bordo.
Localizado sinal de uma caixa-preta do Airbus que caiu
Foto: AP

O sinal de uma das caixas-pretas do Airbus A310 da companhia Yemeni Air, que caiu no Oceano �ndico, na regi�o das Ilhas Comores, com 153 pessoas a bordo, foi localizado nesta ter�a-feira (30), anunciou o secret�rio franc�s de Coopera��o, Alain Joyandet.

As opera��es de recupera��o do equipamento - que pode ajudar a esclarecer as circunst�ncias que levara a aeronave a cair - come�aram no final da madrugada desta quarta (1�).

"O sinal da caixa-preta foi localizado ontem (ter�a), �s 14h30 de Paris, por uma patrulha a�rea, a 40 km da costa das Ilhas Comores", afirmou Joyandet.

Um navio franc�s deveria chegar nesta quarta-feira � regi�o, para auxiliar nas opera��es de recupera��o do equipamento, informou o secret�rio.

Destro�os do avi�o da companhia iemenita Yemenia e corpos de supostas v�timas tamb�m j� foram encontrados. O avi�o acidentado vinha de Sanaa, no I�men, rumo �s Comores, com 153 pessoas a bordo.

A �nica sobrevivente encontrada at� agora depois da queda do Airbus pr�ximo �s Ilhas Comores, a cinco minutos do pouso, � uma garota de 14 anos, segundo as autoridades do arquip�lago.

A sobrevivente foi resgatada de barco e levada a um hospital em Comores. Segundo uma enfermeira, ela est� se "recuperando bem".

Hadji Ali, diretor do aeroporto internacional de Moroni, em Comores, disse que, al�m da garota, foram resgatados cinco corpos de v�timas.

De acordo com Mohammad al-Sumairi, da companhia a�rea, as opera��es de buscas s�o dif�ceis por causa das m�s condi��es meteorol�gicas. "Um mar agitado e um vento forte dificultam os trabalhos de buscas e resgate", afirmou.

Segundo Hadji, barcos de v�rios tipos, inclusive de pescadores, rumaram para o local do acidente e ajudam nas opera��es de resgate. "Todos os nossos recursos est�o sendo enviados para o local, inclusive barcos de pescadores", afirmou.

Dois avi�es militares e um navio franceses deixaram as ilhas de Reuni�o e Mayotte, no oceano �ndico, para ajudar nas buscas.

Protestos

Comorenses expatriados tentaram bloquear nesta quarta um voo que decolaria de Paris com destino ao I�men, informou a ag�ncia Reuters. Segundo a reportagem, cerca de 60 pessoas que deveriam embarcar n�o conseguiream fazer o check in, apesar do avi�o ter decolado.

66 franceses

O Airbus A310 caiu nas proximidades das ilhas Comores, no Oceano �ndico, com 153 pessoas, segundo a companhia a�rea, sendo 142 passageiros e 11 tripulantes. A maioria dos passageiros seria de iemenitas. As autoridades aeroportu�rias francesas confirmaram que 66 cidad�os do pa�s estavam a bordo.

De acordo com a rede de TV CNN e ag�ncias de not�cias, o acidente ocorreu no in�cio da madrugada desta ter�a (hora local, por volta de 17h no hor�rio de Bras�lia). O avi�o teria ca�do cinco minutos antes de chegar a seu destino.

O voo IY 626 partiu de Paris em dire��o a Moroni, nas ilhas Comores, com conex�es em Marselha, na Fran�a, e em Sanaa, capital do I�men.

Em 31 de maio, um outro Airbus, modelo A330, que partiu do Rio de Janeiro em dire��o a Paris, caiu sobre o Oceano Atl�ntico, matando 228 pessoas.

Localizado sinal de uma caixa-preta do Airbus que caiu no Oceano �ndico
Elefoi rastreado por patrulha a�rea, a 40 km das Ilhas Comores.
Aparato pode ajudar a esclarecer queda de avi�o com 153 a bordo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir