Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 02-07-2009

Em oito horas, Firefox 3.5 tem mais de 2 milhões de downloads
A nova versão do programa apresenta uma boa navegação no modo privativo, performance muito...
Em oito horas, Firefox 3.5 tem mais de 2 milhões de downloads
Foto: http://pcmag.uol.com.br

Fernando Souza Filho

Depois de quatro versões beta e três Release Candidates, o Firefox 3.5 finalmente foi lançado. A nova versão do programa apresenta uma boa navegação no modo privativo, performance muito mais rápida no JavaScript e suporte ao emergente HTML 5, com plug-ins para áudio e vídeo.

Disponível para Windows, Mac OS X, Linux e mais de 70 línguas, o Firefox 3.5 abrange novas tecnologias que indica a localização do usuário para sites Web 2.0 que oferecem o serviço, permitindo a identificação de restaurtantes e cinemas próximos através do Google Location Services, por exemplo.


Performance do JavaScript e interface
A performance do JavaScript está pelo menos duas vezes mais rápida com o TraceMonkey, que já vem no aplicativo. No entanto, ele ainda perde para o Google Chrome em termos de velocidade do JavaScript, ainda que deixe o Internet Explorer, o Opera e o Safari comendo poeira nesse quesito.

A interface do Firefox 3.5 não difere muito do 3.0, o usuário comum nem notará nenhuma diferença significativa. O bom da nova versão está nas entranhas. O novo botão de abas é muito prático, você pode inclusive arrastar uma aba específica para outra janela no desktop e depois voltar para a janela anterior. A página vai se transformar num grande thumbnail. O Chrome, o Safari e o Opera já fazem isso, mas o IE ainda não consegue.

Mas em um quesito ele ainda não acompanhou os browsers mais modernos: ao abrir uma aba nova, ele não mostra favoritos ou as abas recentemente fechadas. Ainda é preciso baixar uma extensão para fazer isso.

O Firefox já tinha a opção de reabrir as abas fechadas por último, mas o 3.5 também tem a opção de abrir as janelas, não apenas as abas.

Navegação privativa
Ao contrário da maioria dos navegadores, o Firefox não mostra uma indicação visual de que você está navegando no modo privativo. O IE mostra um ícone na barra de endereços e o Chrome mostra um olho. Mas o Firefox 3.5 mostra o texto "Private Browsing" no título da janela.

E ela funciona mesmo. Em nossos testes, não ficou nenhum rastro da navegação feita em modo privativo. Não aparece nada no histórico, no cache, logins, cookies, nada. Você pode até escolher se quer apagar tudo da última hora, das últimas horas ou do dia todo. É muito mais do que a versão antiga oferecia.


Uso da memória
Em termos de uso de memória, o Firefox continua na vanguarda. Em nossos testes navegando em sites multimídia, o Firefox 3.5 usou 180 MB de RAM, enquanto a versão anterior usou 212 MB. O Google Chrome usou 234 MB, o Opera 183 MB, o Safari 353 MB e o Internet Explorer 8, pra variar, foi o pior de todos, com 396 MB.

Em termos gerais, o Firefox 3.5 ganha com folga o selo Escolha do Editor da PC Magazine. A briga entre os browsers atuais é acirrada e todos apresentam ótimas funcionalidades. Porém, levando em conta todos os prós e contras de cada um, o Firefox 3.5 é o navegador a ser batido.

[Colaboração: Michael Muchmore]

Firefox 3.5: ainda o melhor

Depois de quatro versões beta e três Release Candidates, o Firefox 3.5 finalmente foi lançado

Fonte: http://pcmag.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir