Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-07-2009

Air France divulga nota sobre relatório do voo 447
Empresa diz que leva em conta as análises da investigação e mostra as medidas que já foram tomadas
Air France divulga nota sobre relatório do voo 447
Foto: http://economico.sapo.pt

SíO PAULO - A Air France divulgou na tarde desta quinta-feira, 2, uma nota sobre o primeiro relatório do Escritório de Investigações e Análises para a Aviação Civil (BEA) acerca do acidente com o Airbus A 330-200, que caiu no dia 31 de maio no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. A empresa informa que levará em consideração os pontos levantados pelo BEA e lista as medidas que já havia tomado em termos de segurança de voo antes do acidente.

Segue a íntegra da nota:

"A Air France acompanhou com especial atenção o primeiro relatório da BEA divulgado hoje acerca do acidente do voo AF 447. Este relatório, apresentando os fatos iniciais, constitui em uma importante etapa das investigações.

Da mesma forma, ele é um elemento de grande importância para as famílias que, assim como a Air France, estão ansiosas em entender melhor as circunstâncias desta tragédia.

Para a Air France, ainda é primordial que se encontrem os registros de voo - as caixas pretas - que permitiriam conhecer as causas deste acidente - sejam quais forem. Para a companhia não devem ser poupados esforços para este fim, e a Air France agradece as autoridades francesas por continuarem as buscas, nesta operação sem precedentes. Da mesma maneira, a companhia agradece as autoridades brasileiras pelas buscas realizadas no local do acidente.

Todos os pontos da investigação levantados pelo Escritório de Investigação e Análise francês - BEA - serão imediatamente levados em consideração pela companhia. A segurança de voo é a preocupação primordial da Air France, que busca permanentemente meios de aprimorar cada vez mais todos os seus aspectos.

Por ocasião da divulgação do relatório da BEA, a Air France gostaria de apontar o seguinte:
- na recomendação da Airbus, de novembro de 2008, que substituía outra, de setembro de 2007, a solução para o problema de congelamento ("givrage") não figurava mais como motivo de troca do pitot Thalès AA pelo pitot Thalès BA;
- em 15 de abril de 2009, a Airbus propôs à Air France uma avaliação, em situação real, dos resultados de uma série de testes de laboratórios do pitot Thalès BA;
- em 27 de abril de 2009, sem esperar esta avaliação, a Air France decidiu equipar toda sua frota de Airbus A330 e A340 com os pitots Thalès BA.

Evidentemente, a Air France continuará a cooperar plenamente com as autoridades e reitera seu compromisso total com a transparência para com os investigadores, seus passageiros e o público em geral".

Air France divulga nota sobre relatório do voo 447

Fonte: Estadão
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir