Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-07-2009

Secretário-geral da OEA vai a Honduras conversar com o gover
Insulza deve chegar ao país centro-americano nesta sexta-feira (3). Golpe militar derrubou o presidente Manuel Zelaya no último domingo.
Secretário-geral da OEA vai a Honduras conversar com o gover
Foto: Reuters

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, anunciou que vai viajar para Honduras nesta sexta-feira (3) com alguns integrantes de sua equipe.

O objetivo é negociar com o governo interino que controla o país desde o golpe de estado que derrubou o presidente Manuel Zelaya no último domingo e empossou o presidente do Congresso, Roberto Micheletti.

Zelaya, que foi expulso do país após o golpe, prometeu voltar durante este fim de semana, apesar de uma ordem de prisão emitida contra ele por "traição à pátria" e outros crimes.

Insulza fez o anúncio em Georgetown, capital da Guiana, durante reunião de nações caribenhas sobre a situação em Honduras. A OEA, a exemplo do restante da comunidade internacional, condenou o golpe e exigiu a recondução imediata de Zelaya ao poder.

O deposto Zelaya disse que a visita de Insulza não tem o objetivo de negociar, mas de apresentar um ultimato ao governo provisório.

Secretário-geral da OEA vai a Honduras conversar com o governo provisório

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir