Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-07-2009

Crise está aproximando irreversivelmente PT e PMDB, diz Re
Sarney conversou com Lula por telefone nesta quinta, disse ele. Líder do PMDB disse que Sarney tem apoio de 54 senadores.
Crise está aproximando irreversivelmente PT e PMDB, diz Re
Foto: http://ultimosegundo.ig.com.br

Depois de se reunir com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no começo da tarde desta quinta-feira (2), o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), afirmou que a crise que envolve a Casa está aproximando seu partido da bancada petista. "A crise do Senado está aproximando irreversivelmente o PMDB e o PT", avaliou Renan.

Ainda segundo o líder peemedebista, Sarney conversou, por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta quinta. "Eles conversaram por celular e o presidente Sarney se mostrou muito satisfeito com o que ouviu", relatou.

Renan também conversou com Lula e disse que o presidente se mostrou tranquilo com relação aos últimos desdobramentos da crise no Senado. Renan também afirmou que, ao contrário das especulações, o presidente Sarney tem atualmente o apoio da maioria da Casa: "Pelo menos 54 senadores apoiam o presidente Sarney", disse.

Ainda avaliando a crise, o líder do PMDB afirmou que os fatos "saíram do campo do sensacionalismo. "O PT foi à casa do presidente Sarney [na quarta-feira, 1º] para medir a disposição de o presidente continuar no comando da Casa. Antes, a crise estava no campo do sensacionalismo. Agora, ela adquiriu contornos políticos", avaliou Renan.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou da tribuna do Senado a atitude do presidente Lula de ter conversado por telefone com o presidente Sarney. Para Cristovam, foi uma "interferência de poderes" por parte de Lula.

"O presidente tem o direito de demitir um ministro pelo telefone, mas ele não tem direito de manter um presidente do Senado por telefone", disse Cristovam, fazendo referência ao episódio em que Lula o demitiu por telefone do Ministério da Educação, em 2004.
Reunião

Ainda nesta quinta, porém, o líder do PTB, Gim Argello (DF), vai conversar com Lula às 19h30. Por volta das 20h, a bancada do PT, que ainda está dividida entre apoiar o licenciamento ou defender a manutenção de Sarney no cargo, vai levar todas as propostas elaboradas pela bancada ao presidente. Os petistas esperam que Lula consolide a posição do partido.

"O presidente está pensando as coisas do ponto de vista da governabilidade e de 2010. Por isso é importante para o partido ouvir o que ele tem a dizer", justifica o petista Paulo Paim (RS).

O líder do PT, Aloizio Mercadante disse nesta quinta que a posição do PT ainda é pelo licenciamento de 30 dias de Sarney e que esse entendimento será apresentado ao presidente Lula. Mas, caso o presidente do Senado aceite apenas a renúncia como opção, o partido deve apoiar a sua permanência no comando da Casa.

"O afastamento de Sarney é uma recomendação que a bancada acha considerável. Mas não vamos aceitar a atitude oportunista de jogar a responsabilidade pela crise apenas sobre uma pessoa", disse Mercadante.

O líder petista deve fazer um pronunciamento da tribuna do Senado nesta quinta para apresentar o discurso do PT sobre a crise.

Crise está aproximando 'irreversivelmente' PT e PMDB, diz Renan

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir