Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-07-2009

Obra de recuperação da Praia de Marataízes segue acelerada
A segunda etapa das obras de recuperação da Praia Central de Marataízes, com pouco mais de duas semanas de trabalho...
Obra de recuperação da Praia de Marataízes segue acelerada
Foto: www.ojornalonline.com.br

Marataízes-ES

A segunda etapa das obras de recuperação da Praia Central de Marataízes, com pouco mais de duas semanas de trabalho, continuam em ritmo acelerado.
Das três estruturas prevista para esta etapa, a primeira já está praticamente concluída, faltando apenas a formatação da meia lua na ponta do espigão de pedras.

No último sábado, dia 27, a empresa responsável pela obra deu início ao segundo espigão, próximo ao Boliche. Em três dias de trabalho, a estrutura já avançou cerca de 60 metros de extensão.

Segundo informações colhidas junto aos funcionários da empresa, no próximo dia 17 de julho está sendo aguardada a balsa que fará o serviço de ‘engordamento’ da praia através de aterro hidráulico – uma draga irá buscar bancos de areia, depositados próximo à arrebentação, para alargar a faixa existente para os banhistas.

Moradores e comerciantes estão empolgados com o andamento dos serviços, muitos já fazendo planos para após a conclusão da obra.


Projeto
O projeto foi elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que baseou-se em estudos das situações pretéritas, climas de ondas, correntes marítimas, transportes de sedimentos, intensidade de maré e direção de ondas. Tais dados permitiram a modelagem matemática que indicaram a solução para o local.

Os modelos matemáticos mostraram as formas destas obras que melhor atendem às necessidades estruturais e melhor desempenham seus papéis no meio ambiente.

Baseado nas simulações realizadas para a situação atual foi desenvolvido um esquema conceitual, de proteção da linha da costa, objetivando manter uma faixa arenosa com segurança para os banhistas.

Para a realização dos trabalhos, serão utuilizados equipamentos especiais para a execução do núcleo dos enrocamentos, por basculamento das pedras e utilização de guindastes, para movimentação dos blocos de pedra que vão compor os quebra-mares.

As obras de recuperação da praia central de Marataízes, ficarão à cargo da empresa vencedora da licitação, representada pelo CONSÓRCIO CONTRACTOR ROHDE NIELSEM, que terão 360 dias para executar o projeto, orçado e com recursos liberados na ordem de R$ 41,5 milhões.

    Fonte: www.ojornalonline.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir