Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-07-2009

Putin pede que EUA desistam de escudo antimísseis na Europa
Putin participa de inspeção agrícola
Putin pede que EUA desistam de escudo antimísseis na Europa
Foto: Reuters

MOSCOU - O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, pediu nesta sexta-feira, 3, para que os EUA abandonem os planos de instalar um escudo de defesa antimísseis no Leste Europeu, segundo a agência russa Interfax. Dias antes da primeira visita do presidente americano, Barack Obama, ao país, Putin afirmou que se Obama mudar sua abordagem de expandir militarmente suas alianças - em referência clara à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) -, ele também avançará nas relações com Moscou.

Putin ainda respondeu as declarações de Obama, de que ele teria "um pé no passado", assegurando estar "firmemente parado sobre as pernas e sempre em direção ao futuro". Em entrevista à Associated Press, o americano descreveu o ex-presidente russo e atual premiê como alguém que ainda tem "um pé nas velhas maneiras de fazer as coisas e um pé nas novas". Obama disse que "uma abordagem da Guerra Fria" nas relações atuais entre Washington e Moscou não funcionará, em um período no qual os dois países buscam a redução dos seus arsenais nucleares.

"Se nós vermos que nossos parceiros americanos abrem mão de instalar novos complexos de mísseis, sistemas de defesa antimísseis ou, por exemplo, reverem suas iniciativas de expandir suas alianças político-militares, isso será um grande passo adiante", disse Putin. Os comentários foram feitos nas vésperas da visita de Obama ao país. O presidente americano estará em Moscou entre os dias 6 e 8 de julho, quando deve encontrar Putin e o presidente do país, Dmitri Medvedev.

"Estamos prontos para uma cooperação efetiva, e realmente esperamos muito da nova administração" americana, afirmou Putin. Nesta sexta, o assessor especial de relações exteriores do Kremlin, Serguei Prikhodko, afirmou que a Rússia permitirá que os Estados Unidos enviem armas para o Afeganistão através de seu território.

O acordo, visto como uma concessão russa para melhorar as relações entre Washington e Moscou, deverá ser assinado no início da próxima semana, quando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizará sua primeira oficial à Rússia desde que assumiu o governo americano, no início do ano. Moscou já permite que os EUA transportem, através do território russo, suprimentos para suas tropas no Afeganistão, mas não autoriza a passagem de armas e munições por seus espaços aéreo e terrestre.

Durante a visita de Obama, as reuniões com os líderes russos deverão se concentrar nas negociações de um tratado de redução dos arsenais atômicos sucessor do Start, assinado em 1991 e que expira em dezembro deste ano. O Start estipula que nenhum dos dois lados pode empregar mais de 6.000 mísseis nucleares e não mais de 1.600 veículos de transporte estratégico, o que inclui mísseis balísticos intercontinentais, submarinos e bombardeiros.

Putin pede que EUA desistam de escudo antimísseis na Europa
Premiê diz a Obama que não tem 'um pé no passado', e está 'parado sobre os dois pés em direção ao futuro'

Fonte: www.estadao.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir