Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-07-2009

Bovespa tem leve baixa nesta sexta e encerra semana com perd
Com feriado nos EUA, bolsa operou sem par�metro do mercado americano. No preg�o, �ndice Ibovespa caiu 0,18%, aos 50.934 pontos.
Bovespa tem leve baixa nesta sexta e encerra semana com perd
Foto: France Press

Em um dia de poucos neg�cios, a Bolsa de Valores de S�o Paulo (Bovespa) fechou o preg�o desta sexta-feira (3) com leve desvaloriza��o. O �ndice Ibovespa, o principal da bolsa paulista, registrou baixa de 0,18%, aos 50.934 pontos. Na semana, o �ndice acumulou perdas de 1,07%.

Durante todo o preg�o, a bolsa de valores trabalhou muito perto da estabilidade, sem refer�ncia do mercado norte-americano, uma vez que um feriado nos Estados Unidos deixou o preg�o dom�stico sem seu principal referencial.

O mercado brasileiro acompanhou o clima "morno" e a baixa liquidez dos preg�es da �sia e da Europa. Al�m de retirar liquidez dos demais mercados, o feriado esvazia a pauta de indicadores norte-americanos.

Entre os n�meros conhecidos nesta manh� na Europa, as vendas no varejo da zona do euro recuaram 0,4% em maio ante abril (na compara��o anual, a queda foi de 3,3%), enquanto v�rios �ndices do setor de servi�os da regi�o apresentaram ligeira piora em junho.

"Sem o mercado norte-americano, quase n�o h� mercado. E a isso soma-se o fato de ser uma sexta-feira", resumiu o diretor de renda vari�vel de uma corretora em S�o Paulo, ao explicar a apatia nos neg�cios.

O operador de outra corretora na capital paulista afirmou que a aus�ncia de neg�cios nas bolsas de Nova York n�o necessariamente afasta o estrangeiro do preg�o brasileira, mas afeta a liquidez gerada pelas opera��es de arbitragem com os recibos de a��es brasileiras.

A bolsa brasileira encerrou o m�s de junho com saldo negativo de investimentos estrangeiros de 1,093 bilh�o de reais, ap�s quatro meses seguidos de super�vit. O saldo acumulado no ano est� positivo em R$ 10,107 bilh�es.

Na �sia, o preg�o tamb�m foi marcado por indefini��o. T�quio caiu 0,61%, mas Seul avan�ou 0,61%. Na China, Hong Kong teve leve alta de 0,14%, enquanto Xangai subiu 0,92%. Entre as commodities, o petr�leo esbo�a alta.

Na quinta-feira, o Ibovespa, refer�ncia para o mercado nacional, teve desvaloriza��o de 1,01%, terminando o dia aos 51.024 pontos. O volume financeiro negociado ficou pouco acima de R$ 4 bilh�es, abaixo da m�dia das �ltimas semanas.

(Com informa��es da Reuters e do Valor OnLine)

Bovespa tem leve baixa nesta sexta e encerra semana com perda de 1,07%

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir