Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-07-2009

Governo terá política permanente de reajuste do Bolsa Famíli
Segundo ministra, critério ainda está em estudo. Ela confirmou que haverá reajuste do benefício em 2009.
Governo terá política permanente de reajuste do Bolsa Famíli
Foto: Antonio Cruz/ABr

A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o governo está estudando a criação de uma política permanente de reajuste do programa Bolsa Família. Ela confirmou que o benefício será reajustado neste ano.

"Não estamos pretendendo fazer uma medida pontual [para reajustar o Bolsa Família]. Nós estamos pretendendo fazer um critério. Explicitar por qual critério o Bolsa Família deve ser reajustado. Já tínhamos pensado nisso há mais tempo. Essa é a parcela da população brasileira mais empobrecida", argumentou.

A ministra não deu detalhes sobre o novo critério, apenas disse que isso ainda está em discussão com o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. "Há da parte do governo uma avaliação de que enquanto a gente dá bastante desoneração para os setores empresarias é justo que no Bolsa Família se analisasse um reajuste. Vamos começar a discussão imediatamente. Existem vários cenários [de reajuste]", disse.

Atualmente, cerca de 12 milhões de famílias são beneficiadas pelo programa de transferência de renda do governo. Dilma disse que o aumento do valor do benefício entra em vigor neste ano.

"O reajuste é para vigir em 2009 e podemos avaliar uma repercussão para 2010. Mas, não posso dizer nada com certeza a esse respeito. Ainda vamos falar com o ministro Patrus Ananias", explicou Dilma.

Governo terá política permanente de reajuste do Bolsa Família, diz Dilma

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir