Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-07-2009

EUA pedem que Coreia do Norte não 'agrave tensão'
Pyongyang lançou sete mísseis em apenas um dia.
EUA pedem que Coreia do Norte não 'agrave tensão'
Foto: G1

Os Estados Unidos pediram neste sábado (4) para que a Coreia do Norte não agrave ainda mais a tensão entre ela e a comunidade internacional, afirmando que sua última série de mísseis lançados "não ajuda".

"A Coreia do Norte deveria se abster de ações que agravam a tensão e se dedicar às negociações sobre sua nuclearização, cumprindo seus compromissos da declaração conjunta do dia 19 de setembro", declarou à agência de notícias France Presse o porta-voz do departamento de Estado, Karl Duckworth.

"Este tipo de comportamento dos norte-coreanos não ajuda", acrescentou."O que a Coreia do Norte deve fazer é cumprir com seus compromissos internacionais", disse o porta-voz.

O lançamento de mísseis na madrugada deste sábado "destaca a importância de implementar tudo o foi previsto nas resoluçõs da ONU", afirmou.

A Rússia e a China pediram calma após os lançamentos deste sábado.

Mais mísseis
A Coreia do Norte disparou sete mísseis balísticos experimentais neste sábado. Os projéteis são semelhantes aos lançados apenas dois dias antes, em um claro desafio aos Estados Unidos, que comemoram sua independência neste sábado (4).

A Coreia do Norte, que tem histórico de disparar mísseis em momentos de tensões diplomáticas, foi alvo de uma sanção da Organização das Nações Unidas (ONU) após realizar um teste com armas nucleares em 25 de maio.

Os serviços de Inteligência da Coreia do Sul já tinham informado no mês passado que o vizinho se preparava para novos exercícios com mísseis balísticos, incluindo um de longo alcance.

* Com informações da Reuters

EUA pedem que Coreia do Norte não 'agrave tensão'
Pyongyang lançou sete mísseis em apenas um dia.
Rússia e China pediram calma após testes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir