Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-07-2009

Insulza: renúncia de Honduras à OEA 'não tem nenhum efeito jurídico'
José Miguel Insulza, secretário-geral da OEA
Insulza: renúncia de Honduras à OEA 'não tem nenhum efeito jurídico'
Foto: AFP

SANTIAGO, Chile (AFP) — A renúncia de Honduras à Organização dos Estados Americanos (OEA) "não tem nenhum efeito jurídico", uma vez que se trata de uma decisão tomada por um governo não reconhecido pela comunidade internacional, afirmou neste sábado o secretário-geral do organismo, José Miguel Insulza.

"É uma tentativa de resposta e também uma ameaça. Como o governo de (Roberto) Micheletti não é reconhecido, é como se você dissesse que vai se retirar da OEA, não tem nenhum efeito jurídico", disse Insulza à rádio Cooperativa de Santiago.

"É um governo que para os outros 34 países membros e para a comunidade internacional não existe juridicamente", afirmou.

Honduras declarou na sexta-feira que estava se retirando da OEA, Pouco antes, Insulza - que visitou o país - recebeu uma recusa por parte das autoridades judiciais hondurenhas para reverter o processo que depôs o presidente Manuel Zelaya no dia 28 de junho
A Assembléia Geral da OEA se reúne neste sábado em Washington para analisar a possibilidade de suspender Honduras depois que o governo golpista se negou a restituir Zelaya no poder.

Insulza: renúncia de Honduras à OEA 'não tem nenhum efeito jurídico'.

José Miguel Insulza, secretário-geral da OEA.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir