Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-07-2009

Dor de José Alencar é provocada por pressão de um tumor
Ele chegou ao Hospital Sírio-Libanês às 14h30 deste sábado.
Dor de José Alencar é provocada por pressão de um tumor
Foto: http://politica.dgabc.com.br

O presidente em exercício José Alencar foi submetido na tarde deste sábado (4) a uma tomografia no abdome e foi constatado que a dor que ele começou a sentir na noite de sexta-feira (3) foi provocada por uma obstrução intestinal parcial, ou seja, uma das alças do intestino está sendo pressionada por um tumor que ele tem desde 2006.

As informações são da TV Globo e foram passadas por um dos médicos do Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo.

Alencar chegou ao hospital às 14h30 deste sábado vindo de Brasília. Ele entrou andando no hospital com a esposa Marisa Alencar.

O vice Alencar está no exercício da Presidência porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou para a Europa, onde na próxima semana participará de reunião da cúpula do G-8.

De acordo com a equipe médica, Alencar ficará internado, em jejum, até segunda-feira (6), tomando soro pela veia. Com a hidratação, os médicos esperam que a alça do intestino seja desobstruída. Se isso não ocorrer, haverá nova cirurgia para desobstrução da alça.
Fortes dores

De acordo com informações da TV Globo, ao chegar ao hospital, Alencar sentia fortes dores abdominais.

Alencar fez exames de rotina na quinta-feira (2) no hospital para avaliar o tratamento que faz contra o câncer.

O vice-presidente iniciou no dia 22 de junho, em Houston, nos Estados Unidos, a segunda etapa do tratamento com um novo medicamento em fase de pesquisa contra o câncer.

Em maio, Alencar obteve autorização para participar, como voluntário, do tratamento realizado no hospital MD Anderson, referência no tratamento contra a doença. O tratamento no Brasil é acompanhado pelo oncologista Paulo Hoff.

Diferentemente da quimioterapia, o remédio ataca apenas as células que provocam o tumor, evitando que elas continuem a agir. O medicamento já foi testado, com sucesso, em 30 pacientes.
Histórico da doença


O vice-presidente luta contra o câncer desde 1997. Em janeiro deste ano, ele passou por uma cirurgia para a retirada de tumores no abdome, com duração de cerca de 18 horas. Ficou 27 dias internado, nove deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em 31 de março, o vice-presidente voltou a São Paulo para um procedimento de troca de um tubo plástico colocado dentro da alça de intestino, que substitui seu ureter desde a cirurgia. No início de maio, exames comprovaram a volta de tumores na região abdominal.

Dor de José Alencar é provocada por pressão de um tumor, segundo hospital
Ele chegou ao Hospital Sírio-Libanês às 14h30 deste sábado.
Alencar ficará internado, em jejum, até segunda-feira (6).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir