Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-07-2009

Excesso de Som Prejudica Moradores e Comerciantes
Este problema se agrava a partir da sexta-feira quando motoristas e seus carros com potentes equipamentos de som
Excesso de Som Prejudica Moradores e Comerciantes
Foto: Google Imagens

O som excessivo de alguns carros vem trazendo inc�modo a moradores e comerciantes de Marata�zes. Os autom�veis trafegam pelas ruas e avenidas do munic�pio sem nenhum crit�rio de fiscaliza��o, "� inadmiss�vel que n�o se possa nem conversar direito ou atender a um simples telefonema quando alguns carros passam com o som ligado, meu escrit�rio � protegido por vidros que chegam a trepidar com o barulho" desabafou o empres�rio Paulo Silas.

Este problema se agrava a partir da sexta-feira quando motoristas e seus carros com potentes equipamentos de som, que se assemelham a trios-el�tricos, saem �s ruas para anunciar festas ou estacionam nas �reas pr�ximas �s lojas de conveni�ncia dos postos de combust�veis ou praias para ouvir m�sica e beber, "um dia desses estava em casa com minha filha doente e a menina come�ou a chorar de tanto barulho que fazia, tem momentos que n�o se ouve o som da televis�o" disse Eliana Marques moradora da Avenida Sim�o Soares.

A popula��o pede mais rigidez e fiscaliza��o das autoridades, "entendo que tem muita gente que trabalha e vive disso, gente que respeita e tem bom senso ao fazer propaganda, mas muita gente n�o respeita, tem dias que passam mais de tr�s carros anunciando a mesma festa e no mesmo instante, ningu�m ouve nada, n�o consigo nem atender meus clientes direito, queremos mais fiscaliza��o" finaliza a lojista Silvone Arantes.

De acordo com o C�digo Nacional de Tr�nsito sobre som alto o motorista que gosta de ouvir som alto-parado ou em movimento, pode ser multado se ultrapassar os 104 decib�is de acordo com resolu��o do Conselho Nacional de Tr�nsito-CONTRAN. A multa � de R$ 127,69 sendo considerada falta grave com perda de cinco pontos no prontu�rio do motorista autuado. S� para lembrar, quando o motorista atinge 20 pontos tem a carteira suspensa e pode ficar at� um ano sem dirigir.

    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Cristiano Fricks    |      Imprimir