Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-07-2009

Presidente deposto impedido de aterrar nas Honduras
Ve�culos militares estacionados na pista impediram que o avi�o aterrasse
Presidente deposto impedido de aterrar nas Honduras
Foto: Gustavo Amador/EPA

Duas pessoas morreram nos confrontos em frente ao aeroporto da capital hondurenha onde estava previsto chegar Manuel Zelaya. O avi�o do Presidente deposto foi impedido de aterrar e acabou desviar rota para a Nicar�gua.

O Presidente deposto das Honduras, Manuel Zelaya, disse que foi impedido de aterrar no aeroporto de Tegucigalpa por terem sido colocados ve�culos na pista.

Confrontos em frente ao aeroporto de Tegucigalpa entre apoiantes de Zelaya e for�as de seguran�a provocaram pelo menos dois mortos e dois feridos, indicou a pol�cia. Milhares de apoiantes do Presidente destitu�do dirigiram-se ao local, onde se encontrava uma forte presen�a militar. Os confrontos come�aram cerca das 16h00 locais (23h00 em Lisboa) e as for�as de seguran�a utilizaram g�s lacrimog�neo para conter os manifestantes.

Em declara��es � cadeia de televis�o venezuelana Telesur , Zelaya, falando a partir do avi�o que sobrevoava o aeroporto, disse que foi impedida a aterragem do aparelho e que foi dito aos pilotos que o voo podia ser "interceptado pela for�a a�rea".

Nas imagens em directo da cadeia televisiva Telesur, observam-se ve�culos na pista do aeroporto da capital hondurenha onde deveria aterrar o avi�o que leva a bordo Manuel Zelaya e o presidente da Assembleia Geral das Na��es Unidas (ONU), Miguel D' Escoto.

O avi�o de Zelaya acabou por desviar rota e aterrar em Man�gua, Nicar�gua, informou a cadeia televisiva Telesur.

Zelaya, deposto h� uma semana e for�ado pelos militares ao ex�lio, anunciara que regressaria ontem ao pa�s apesar da proibi��o das autoridades que o substitu�ram no poder.

Presidente deposto impedido de aterrar nas Honduras.

Ve�culos militares estacionados na pista impediram que o avi�o aterrasse.

Fonte: http://aeiou.expresso.pt
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir