Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-07-2009

Avião de Zelaya falha tentativa dramática para aterrar
A pista do aeroporto de Tegucigalpa estava bloqueada com vários veículos militares e o avião...
Avião de Zelaya falha tentativa dramática para aterrar
Foto: www.abola.pt

A pista do aeroporto de Tegucigalpa estava bloqueada com vários veículos militares e o avião que deveria devolver às Honduras o presidente deposto, Manuel Zelaya, este domingo, não conseguiu aterrar. As ameaças do actual governo, autoproclamado, foram cumpridas.

Após várias tentativas frustradas, desistiram e voaram para Nicarágua, onde Zelaya tem como aliado o Presidente Daniel Ortega, um dos muitos na região. «Se eu tivesse uma pára-quedas, teria saltado imediatamente deste avião», disse Zelaya, segundo a BBC. Depois, seguiu para El Salvador, para encontrar-se com os presidentes da Argentina, Equador e Paraguai.

O mundo parece apoiar em massa Zelaya. No entanto, o presidente interino das Honduras, Roberto Micheletti, está disposto a negociar com a comunidade internacional, que já começou a aplicar sanções ao país. Micheletti também já pediu ao presidente venezuelano Hugo Chávez que respeitasse a soberania das Honduras, após ter conhecimento de movimentações militares nas suas fronteiras.

Ainda no incidente do aeroporto, onde Zelaya deveria ter aterrado, morreram dois manifestantes em confrontos com as autoridades. «Isto é uma Guerra. Imaginem: as coisas estão tão mal que o Presidente está no ar e não o deixam aterrar», disse um activista humanitário à estação britânica.

«Vamos continuar a marchar até que o nosso Presidente volte para casa», atirou, por outro lado, um apoiante de Zelaya.

Avião de Zelaya falha tentativa dramática para aterrar nas Honduras.

A pista do aeroporto de Tegucigalpa estava bloqueada com vários veículos militares e o avião...

Fonte: www.abola.pt
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir