Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 06-07-2009

Confrontos étnicos causam mais de 140 mortos na China
O noroeste da China foi palco este domingo à noite de violentos confrontos entre um grupo de manifestantes...
Confrontos étnicos causam mais de 140 mortos na China
Foto: www.abola.pt

O noroeste da China foi palco este domingo à noite de violentos confrontos entre um grupo de manifestantes de muçulmanos da etnia uigur, civis da etnia Han e a polícia, causando mais de 140 mortos, 828 feridos e centenas de detenções. O número de mortos continuam a subir, asseguram fontes oficiais chinesas.

Os protestantes pretendem a investigação de um conflito, numa fábrica do sul da China no mês passado, entre uigures e trabalhadores chineses da etnia Han, que resultou em duas mortes.

Os tumultos deixaram um rasto de destruição nas zonas de confronto. Centenas de carros arruinados e enegrecidos, um prédio queimado e várias montras partidas fazem parte do cenário, em Urumqi, capital regional do Xinjiang, conta o Guardian. À sua passagem, os protestantes atiraram pedras e atacaram vários transeuntes.

A polícia especial está a tentar restaurar a ordem, utilizando gás lacrimogéneo, veículos armados e bloqueando as ruas. As redes de telefone móvel estão a funcionar intermitentemente.

Os uigures são a maioria indígena da região e frequentemente olham para os migrantes Han como aproveitadores dos lucros potenciados pelos recursos de petróleo e de gás.

Confrontos étnicos causam mais de 140 mortos na China.

O noroeste da China foi palco este domingo à noite de violentos confrontos entre um grupo de manifestantes...

Fonte: www.abola.pt
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir