Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 06-07-2009

Confronto na China mata pelo menos 150 pessoas
Foto postada no site de microblogagem Twitter mostra o que diz ser um carro virado nos protestos em Urumqi nesta segunda-feira (6).
Confronto na China mata pelo menos 150 pessoas
Foto: Reuters

As autoridades chinesas informaram nesta segunda-feira (6) que ao menos 156 pessoas morreram durante protestos da minoria �tnica mu�ulmana uigur no oeste da China.

As manifesta��es come�aram no domingo (5), informou o departamento regional de seguran�a citado pela ag�ncia estatal de not�cias "Xinhua". Balan�o anterior falava em 140 mortos e 816 feridos.

A pol�cia tamb�m disse ter dispersado 200 pessoas que tentavam reunir-se em protesto na mesquita de Id Kah, no centro da cidade de Kashgar.

Os protestos, nos quais participaram entre 1.000 e 3.000 pessoas, segundo diversas fontes, estariam concentrados em Urumqi, capital da regi�o aut�noma de Xinjiang.

As manifesta��es iniciaram ap�s as mortes de dois mu�ulmanos uigures em uma f�brica localizada no sul do pa�s, durante um confronto com outra etnia mu�ulmana que resultou em 118 feridos.

New York Times: Libertados de Guant�namo, mu�ulmanos uigures se divertem nas Bermudas

Entre os feridos desta segunda-feira, estariam manifestantes e tamb�m policiais. Durante os confrontos, ve�culos, inclusive das for�as policiais, foram atacados e incendiados.

De acordo com a g�ncia estatal, mais de 100 pessoas j� foram detidas. As autoridades chinesas ainda estariam tentando identificar e prender outros 90 suspeitos de iniciarem os protestos. As autoridades locais impuseram um toque de recolher na regi�o.

A exemplo do que ocorre no Ir�, manifestantes tentam usar a internet para postar imagens dos confrontos.

* Com informa��es das ag�ncias de not�cias Efe, France Presse e Reuters

N�mero de mu�ulmanos mortos em confronto com pol�cia vai a 156 na China
Protestos deixaram ainda mais de 800 uigures feridos em Xinjiang.
Autoridades impuseram toque de recolher na regi�o.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir