Categoria Economia  Noticia Atualizada em 06-07-2009

PS iliba Constâncio no relatório final do caso BPN
O relatório da comissão de inquérito parlamentar ao caso BPN será discutido em plenário na quinta-feira.
PS iliba Constâncio no relatório final do caso BPN
Foto: http://economico.sapo.pt

Tiago Freire e Lígia Simões

A proposta de relatório final da comissão de inquérito ao BPN não responsabiliza a actuação do Banco de Portugal, alegando que se verificou haver um falhanço das regras de actuação dos supervisores a nível internacional.

Na prática, o documento, a que o Económico teve acesso, defende que Vítor Constâncio cumpriu todas as regras consideradas adequadas para precaver a situação que se veio a verificar no BPN, mas essas regras, que são prática comum a nível internacional, provaram não ser suficientes.

Quanto à actuação do Banco de Portugal (BdP), a única frase mais dura do relatório, ao qual o Económico teve acesso, diz que o banco central poderia ter tido uma "acção mais incisiva e mais diligente". No entanto, esta qualificação é, de imediato, mitigada pelas explicações que justificam as dificuldades que o regulador encontrou.

"O facto de o BPN ter chegado à situação de inviabilidade a que chegou, não permite retirar a ilação de que o BdP terá, de forma directa e intencional, ignorado ou permitido essa situação, já que práticas ilícitas são dolosamente escondidas e não foram sequer descobertas pelas entidades internas e externas de auditoria", escreve a deputada socialista Sónia Sanfona, relatora do relatório.

Como síntese, o documento diz que "a supervisão prudencial do BdP padeceu das mesmas dificuldades/problemas que a supervisão a nível internacional".

Estas conclusões, hoje entregues aos restantes grupos parlamentares, são da autoria do grupo socialista e prometem uma reacção da oposição. Os restantes partidos poderão agora tentar incluir outros pontos no documento, mas há pouco tempo para que tal aconteça, já que está agendada para amanhã a discussão e votação da versão final do relatório.

O PS, assente na maioria absoluta, tem condições para, caso queira, aprovar sozinho o relatório.

PS iliba Constâncio no relatório final do caso BPN.

O relatório da comissão de inquérito parlamentar ao caso BPN será discutido em plenário na quinta-feira.

Fonte: http://economico.sapo.pt
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir