Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-07-2009

Obama elogia trabalho de Putin e admite divergências com Mos
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou nesta terça-feira em Novo Ogarevo
Obama elogia trabalho de Putin e admite divergências com Mos
Foto: AP

MOSCOU, Rússia, 7 Jul 2009 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou nesta terça-feira em Novo Ogarevo, região de Moscou, o trabalho de Vladimir Putin no Kremlin e, desde maio de 2008, como premier, além de admitir que os dois países não concordam em tudo.

"Tenho consciência do trabalho extraordinário que realizou como presidente nos últimos anos e em seu atual cargo de primeiro-ministro", declarou em um café da manhã na residência de Putin de Novo Ogarevo, depois de ter qualificado o ex-presidente em uma entrevista de homem do passado.

"Temos uma excelente oportunidade de estabelecer bases mais sólidas nas relações russo-americanas. Não estamos, talvez, de acordo em tudo, mas mantemos consultas respondendo ao interesse do povo russo e do povo americano", completou.

Obama celebrou ainda as "excelentes discussões" de segunda-feira no Kremlin com o colega russo Dmitri Medvedev.

Vladimir Putin se mostrou cordial, ao destacar que conta com Obama para a retomada das relações Rússia-EUA.

"Associamos seu nome à esperança do desenvolvimento de nossas relações", disse Putin.

"A história das relações russo-americanas conheceu nuanças. Existiram anos de prosperidade absoluta, existiu uma rotina cinza e, inclusive, tivemos confrontos", acrescentou, sem explicar se fazia referência ao período soviético ou aos últimos anos.

O premier russo se esforçou para distender a atmosfera um pouco tensa. Ele afirmou ao presidente americano: "Preparamos um café ao estilo russo".

"Agradeço pelo bom tempo", completou Obama, já que a temperatura subiu e parou de chover, ao contrário do frio de segunda-feira, dia em que o presidente americano desembarcou em Moscou.

neo-vl/fp

Obama elogia trabalho de Putin e admite divergências com Moscou

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir