Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-07-2009

Lula e Sarkozy defendem 'dimensão social na globalização'
Os presidentes de Brasil e França, Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, estimam que "além da economia e do sistema financeiro"
Lula e Sarkozy defendem 'dimensão social na globalização'
Foto: AFP

PARIS, França (AFP) — Os presidentes de Brasil e França, Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, estimam que "além da economia e do sistema financeiro", hoje é necessário "dar uma atenção prioritária à dimensão social da globalização" para se enfrentar a crise.

Para os dois líderes, que publicam nesta terça-feira um artigo comum no jornal francês Liberación e na Folha de São Paulo, "a pobreza e a exclusão social agravam a instabilidade do sistema internacional" e "chegou o momento de dar uma atenção prioritária à dimensão social da globalização".

"Em todo o mundo, trabalhadores pegos pela tormenta econômica reclamam mais justiça e mais segurança. Eles devem ser ouvidos. As organizações internacionais devem levar em conta os efeitos sociais da atual crise", destacam Lula e Sarkozy.

"O papel da Organização Internacional do Trabalho na governabilidade econômica mundial deve ser consideravelmente reforçado".

Os dois líderes também defendem "uma ampla reforma no Conselho de Segurança das Nações Unidas", para se "construir uma ordem internacional mais equilibrada e solidária".
Segundo Lula e Sarkozy, é preciso dar um "papel mais importante" aos "grandes países em desenvolvimento de cada região, como Brasil e Índia", assim como uma "representação mais equitativa à África e aos principais contribuintes ao sistema das Nações Unidas, como Japão e Alemanha."

"As instituições financeiras internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, devem conceder um espaço mais importante às economias emergentes dinâmicas" ao tomar suas decisões, estimam.

"Brasil e França querem propor ao mundo sua visão comum de um novo multilateralismo, adequado ao nosso mundo multipolar (...). Com outros chefes de Estado e de Governo devemos formar uma 'Aliança para a mudança', para conduzir esta visão de uma ordem mundial mais democrática, solidária e justa".

Lula e Sarkozy defendem 'dimensão social na globalização'

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir