Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 08-07-2009

Foco do sistema operacional do Google vai ser navegação na i
Objetivo é 'ser transparente para o usuário', diz diretor de comunicação. Chrome OS estará disponível para desenvolvedores no final de 2009.
Foco do sistema operacional do Google vai ser navegação na i
Foto: AFP

O sistema operacional Chrome OS, anunciado pelo Google nesta quarta-feira (8), vai ter como foco a navegação na internet. Em entrevista a jornalistas por telefone, Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, disse que a preocupação é com a experiência do usuário, e o objetivo é fazer com que mais pessoas possam usar a internet sem depender de computadores "robustos".

Segundo Ximenes, o Chrome OS será capaz de conectar o usuário rapidamente, sem obrigá-lo a esperar longos períodos de carregamento típicos dos sistemas convencionais - que precisam gerenciar diversos recursos e programas.

O Chrome OS será gratuito e terá código fonte aberto - baseado na "essência" do sistema Linux. Incialmente, ele será distribuído para netbooks - computadores menores e com menos recursos que os notebooks -, mas poderá ser adaptado para desktops. A aposta da empresa em smartphones, porém, continua sendo com o sistema Android. "São dois produtos diferentes, com funções diferentes", disse Felix.

O Google evita falar sobre a concorrência com a Microsoft, que domina o mercado de sistemas operacionais com o Windows, e diz que a preocupação é com a experiência do usuário. "O sistema vai ser muito mais enxuto, rodando sobre um 'kernel' muito mais seguro. As chances de instabilidade serão muito menores", diz Felix, destacando que velocidade e segurança serão peças-chave na estratégia.

O Chrome OS terá código fonte aberto e será baseado no "kernel" do Linux. O "kernel" é considerado o núcleo de um sistema operacional, encarregado de gerenciar os recursos fundamentais do sistema. O Chrome OS não será distribuído diretamente ao usuário - vai ser disponibilizado para desenvolvedores, que vão adaptá-lo para ser "embarcado" nas máquinas. O Google não divulgou nomes de fabricantes envolvidos no projeto, mas disse que eles devem se interessar pelo mercado brasileirol.

No final de 2009 o Chrome OS começará a ser distribuído para as comunidades de software livre. Os primeiros netbooks com o sistema devem chegar ao mercado em 2010.

Foco do sistema operacional do Google vai ser navegação na internet

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir