Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-07-2009

José Alencar está 'otimista' sobre cirurgia, diz assessor
Presidente em exercício passa por sua 14ª cirurgia em São Paulo. Chefe do gabinete de Alencar diz que vice falou com presidente Lula.
José Alencar está 'otimista' sobre cirurgia, diz assessor
Foto: http://ultimosegundo.ig.com.br

O chefe de gabinete da Vice-Presidência da República e assessor do vice-presidente José Alencar, Adriano Silva, afirmou nesta quinta-feira (9) que Alencar estava "otimista, bem humorado e sorrindo bastante" antes da cirurgia à qual é submetido nesta tarde.

"Ele estava contando 'causos', afirmou Silva. O objetivo da intervenção é desobstruir uma das alças do intestino delgado de Alencar.

Segundo o assessor, Alencar está no hospital acompanhado da esposa, Marisa, e do filho. Ele afirmou que duas outras filhas do vice-presidente devem chegar ainda nesta quinta ao hospital.

Antes do início da cirurgia, o presidente em exercício conversou por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está na Europa para a reunião do G8. Silva não soube precisar o conteúdo da conversa.

Sem dores

Ainda de acordo com o assessor, Alencar já não sentia dores desde quarta-feira. Mesmo assim, o próprio vice-presidente optou pela cirurgia - a 14ª a que ele se submete. A operação começou por volta das 13h10 desta quinta-feira.

Mais cedo, o médico Roberto Kalil Filho, da equipe responsável pelos cuidados ao vice-presidente, disse que, ao ser encaminhado ao centro cirúrgico do hospital, a avaliação dos médicos sobre o estado de Alencar era positiva. "Ele está bem, está bem", afirmou.

Boletim médico

Na tarde desta quinta, o hospital Sírio Libanês divulgou o primeiro boletim do dia sobre o estado de saúde do vice-presidente. Em comunicado, assinado pelos médicos Antonio Carlos Onofre de Lira e Riad Younes, o hospital informa que "após avaliar a evolução do caso, as equipes que tratam o paciente decidiram que a melhor conduta seria a cirúrgica".

O boletim informa ainda que o vice-presidente tem realizado exames e tratamento conservador desde que foi internado na quarta, com quadro de "suboclusão intestinal".

Ainda de acordo com o boletim, os médicos Raul Cutait e Ademar Lopes realizam a cirurgia. Veja o boletim na íntegra:

"BOLETIM MÉDICO
09/07/09
13h30

Vice-Presidente da República, José Alencar, internou-se no dia 8 de julho, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal, tendo realizado exames e tratamento conservador até hoje (09/07).

Após avaliar a evolução do caso, as equipes que tratam o paciente decidiram que a melhor conduta seria cirúrgica.

O Vice-Presidente será submetido ao procedimento, na tarde de hoje, e o mesmo será conduzido pelo Prof. Dr. Raul Cutait e Prof. Dr. Ademar Lopes.

As equipes que assistem ao Vice-Presidente são coordenadas pelos professores doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Raul Cutait.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira Dr. Riad Younes
Diretor Técnico Diretor Clínico"

A operação

De acordo com a TV Globo, os médicos que operam Alencar, Raul Cutait e Ademar Lopes, vão aproveitar a cirurgia para checar o estado de tumor que está espalhado no abdome de Alencar. Se houver possibilidade, eles vão tirar uma parte do tumor.

A cirurgia, no entanto, não deve ser prolongada. Os médicos vão checar se o tratamento que Alencar faz nos Estados Unidos, com um medicamento alternativo, está dando resultado.

Também de acordo com a TV Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está na Itália para a reunião do G8, foi avisado sobre a cirurgia assim que a decisão foi tomada.

Decisão

A opção pela intervenção cirúrgica foi definida depois de uma reunião da equipe médica do Brasil em comunicação com a equipe de médicos de Houston (EUA), onde Alencar passa por tratamento alternativo, e com a família.

Internações

A nova série de internações começou na sexta-feira quando, após sentir dores abdominais, Alencar viajou às pressas de Brasília a São Paulo e passou o fim de semana internado no Hospital Sírio Libanês, de onde teve alta na segunda-feira.

Na quarta-feira à tarde, Alencar retornou ao hospital Sìrio Libanês sentindo fortes dores abdominais; recebeu medicação por soro, mas como não houve melhora a indicação é uma intervenção cirúrgica.

Segundo informações da Globo News, a decisão sobre a cirurgia foi difícil, porque vice-presidente tem 77 anos , já passou por 13 cirurgias e tem 18 pequenos tumores espalhados pelo abdomen.

Na quarta-feira, ele conversou com os jornalistas e explicou que estava voltando para o hospital porque sentia muitas dores.

Causas da dor

O câncer, um sarcoma, voltou há dois meses e está espalhado em 18 pequenos tumores no abdomen, segundo informou o JN.

José Alencar está tomando um novo medicamento, ainda experimental, desenvolvido nos EUA. Mas ainda não se sabe se o tratamento está dando o resultado esperado.

José Alencar está 'otimista' sobre cirurgia, diz assessor

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir