Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-07-2009

José Alencar está 'evoluindo de maneira satisfatória'
Mesmo internado, ele segue como presidente da República em exercício. Alencar realizou na quinta (9) a sua 14ª cirurgia, que durou seis horas.
José Alencar está 'evoluindo de maneira satisfatória'
Foto: Vivi Zanata / Agência Estado

O presidente da República em exercício, José Alencar, se recupera bem da cirurgia realizada na quinta-feira (9), informou por meio de nota nesta sexta (10) o Hospital Sírio Libânes, em São Paulo, onde Alencar está internado.

"O paciente está evoluindo de maneira satisfatória, estando bem disposto e acordado", disse o hospital em nota - confira abaixo a íntegra.

Foi a 14ª cirurgia de Alencar. O procedimento foi realizado para desobstrução de alça do intestino delgado.

Nesta manhã, Alencar recebeu a visita da equipe médica. Roberto Kalil Filho, médico de Alencar, disse que ele se recupera bem e deve ser transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uma unidade semi-intensiva no sábado (11).

Há possibilidade de Alencar ser visitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva assim que Lula retornar da Itália, na noite desta sexta, ou no fim de semana.

Boletim

Veja abaixo a íntegra do boletim divulgado pelo hospital:

"BOLETIM MÉDICO
10/07/09
13h50

O Vice-Presidente da República, José Alencar, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde se recupera da cirurgia para tratamento de obstrução intestinal, realizada ontem (09/07).

O paciente está evoluindo de maneira satisfatória, estando bem disposto e acordado.

As equipes que assistem ao vice-presidente são coordenadas pelos professores doutores Roberto Kalil filho, Paulo Hoff e Raul Cutait.

Dr. Antonio Carlos de Onofre de Lira
Diretor Técnico

Dr.Riad Younes
Diretor Clínico"

Cirurgia

A cirurgia de Alencar na quinta (9) durou cerca de seis horas - começou por volta das 13h10 e terminou às 19h.

Durante a intervenção em Alencar, foi encontrada mais de uma obstrução, segundo o oncologista Paulo Hoff, que chefia a equipe que assiste Alencar.

Hoff disse que a demora da cirurgia ocorreu pelo alto número de tumores – 18 – e pelo número de cirurgias a que Alencar já se submeteu, que dificultaram o acesso no abdome.

O oncologista falou que todas as informações colhidas na cirurgia serão enviadas à equipe que atende Alencar nos Estados Unidos.

Internações

A nova série de internações começou na sexta-feira passada, dia 3, quando, após sentir dores abdominais, Alencar viajou às pressas de Brasília a São Paulo. Ele passou o fim de semana internado no Hospital Sírio Libanês, de onde teve alta na segunda-feira, dia 6.

Na quarta-feira à tarde (8), Alencar retornou ao hospital Sírio Libanês sentindo fortes dores abdominais; recebeu medicação por soro, mas, como não houve melhora, a indicação foi uma intervenção cirúrgica.

O câncer, um sarcoma, voltou há dois meses e está espalhado em 18 pequenos tumores no abdome.

José Alencar está tomando um novo medicamento, ainda experimental, desenvolvido nos Estados Unidos.

José Alencar está 'evoluindo de maneira satisfatória', diz hospital

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir