Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-07-2009

Virgílio pede que Procuradoria investigue Fundação Sarney
Virgílio informou sobre pedido à PGR em tribuna do Senado
Virgílio pede que Procuradoria investigue Fundação Sarney
Foto: www.abril.com.br

O líder do PSDB no Senado, Artur Virgílio (AM), pediu formalmente nesta sexta-feira (10) à Procuradoria Geral da República que apure as responsabilidades pelo desvio de parte do dinheiro de patrocínio da Petrobras à Fundação José Sarney.

No requerimento, Virgílio pede a investigação sobre a possível participação do diretor da entidade, Raimundo Nonato Quintiliano Pereira Filho, e outros envolvidos, sobre apropriação de recursos de patrocínio da Petrobras Cultural. Em razão disso, o senador também apresentou denúncia junto ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra o presidente do Senado, José Sarney.

Arthur Virgílio pediu que a PGR instaure inquérito policial para apurar as denúncias dos jornais "Folha de São Paulo" e "O Estado de S. Paulo" de que a fundação desviou, a empresas da família de Sarney, os recursos destinados à preservação de acervo da entidade, no período em que Sarney foi presidente da República. Ao Conselho de Ética, Virgílio solicitou que seja instaurado processo disciplinar e que o presidente do Senado seja ouvido sobre as informações veiculadas.

Em seu pronunciamento no plenário do Senado, o líder do PSDB disse ainda que o presidente Sarney só determinou a instalação da CPI da Petrobras para evitar que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinasse a instalação da comissão. Segundo Virgílio, não há justificativa para que a CPI não seja instalada, já que há assinaturas necessárias e nenhum senador retirou apoio dentro do prazo regimental.

Na avaliação de Arthur Virgílio, as denúncias em relação à Fundação José Sarney deverão ser um dos itens de exame da CPI da Petrobras. Para ele, a comissão não pode deixar de analisar a forma como a estatal aplica os recursos de patrocínios.

Arthur Virgílio afirmou ainda que José Sarney se mantém na presidência do Senado devido ao apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o que, em sua visão, se constitui "crise de legitimidade".

"Quando temos um presidente de um Poder que é mantido no poder porque o presidente do outro Poder deseja, porque o presidente do outro Poder quer, isso, obviamente, não faz bem à legitimidade da nossa Casa", observou.

Virgílio pede que Procuradoria investigue Fundação Sarney
Líder do PSDB no Senado quer apuração da responsabilidade pelo desvio de parte do dinheiro de patrocínio da Petrobras

Fonte: www.abril.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir