Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-07-2009

Internado, José Alencar segue como presidente da República
O vice-presidente da República, José Alencar, ao deixar o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em 26 de junho
Internado, José Alencar segue como presidente da República
Foto: Vivi Zanata / Agência Estado

Mesmo internado, José Alencar continua nesta sexta-feira (10) como presidente da República em exercício. Ele substitui o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem pela Europa.

Alencar exerce o cargo porque ele não se declarou impedido para a função e nem os médicos o fizeram.

O artigo 80 da Constituição prevê que "em caso de impedimento do presidente e do vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal".

O vice-presidente segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ser submetido na quinta (9) a sua 14ª cirurgia. O procedimento foi realizado para desobstrução de alça do intestino delgado.

A expectativa é de que Alencar fique na UTI até sábado (11) para se recuperar da cirurgia.

Após o procedimento, o cirurgião Raul Cutait, que operou o vice-presidente, disse que "ele se comportou quase como um adolescente". "Ele [Alencar] se comportou muito bem, não sangrou, não caiu a pressão. Ele se comportou quase como um adolescente", afirmou.

Cirurgia

A cirurgia de Alencar durou cerca de seis horas - começou por volta das 13h10 e terminou às 19h.

Durante a intervenção em Alencar foi encontrada mais de uma obstrução, segundo o oncologista Paulo Hoff, que chefia a equipe que assiste Alencar.

Hoff disse que a demora da cirurgia ocorreu pelo alto número de tumores – 18 – e pelo número de cirurgias a que Alencar já se submeteu, que dificultaram o acesso no abdome.

O oncologista falou que todas as informações colhidas na cirurgia serão enviadas à equipe que atende Alencar nos Estados Unidos.

Boletim médico

Na noite de quinta, após a entrevista dos médicos de José Alencar, o hospital Sírio Libanês divulgou novo boletim sobre o estado de saúde do vice-presidente.

Em comunicado, assinado pelos médicos Antonio Carlos Onofre de Lira e Riad Younes, o hospital informa que "José Alencar submeteu-se hoje (09/07), no Hospital Sírio-Libanês, a cirurgia para tratamento de obstrução intestinal, decorrente de nódulos tumorais, tendo tolerado bem o procedimento".

Internações

A nova série de internações começou na sexta-feira da semana passada (3) quando, após sentir dores abdominais, Alencar viajou às pressas de Brasília a São Paulo e passou o fim de semana internado no Hospital Sírio Libanês, de onde teve alta na segunda-feira (6).

Na quarta-feira à tarde (8), Alencar retornou ao hospital Sírio Libanês sentindo fortes dores abdominais; recebeu medicação por soro, mas como não houve melhora a indicação foi uma intervenção cirúrgica.

O câncer, um sarcoma, voltou há dois meses e está espalhado em 18 pequenos tumores no abdome.

José Alencar está tomando um novo medicamento, ainda experimental, desenvolvido nos EUA.

Internado, José Alencar segue como presidente da República em exercício
Na quinta (9), vice passou por cirurgia para retirar tumores.
Ele se recupera do procedimento e pode ficar na UTI até sábado (11).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir