Categoria Economia  Noticia Atualizada em 11-07-2009

Indústria tem novo recuo
Demissões na indústria automobilística e de bens de capital em São Paulo e Minas Gerais contribuíram para a redução do nível de emprego industrial em maio
Indústria tem novo recuo
Foto: IBGE

Demissões na indústria automobilística e de bens de capital em São Paulo e Minas Gerais contribuíram para a redução do nível de emprego industrial em maio, que caiu 0,5% em relação a abril e 6% na comparação com mesmo mês do ano passado.

Em 2009, o emprego na indústria acumula queda de 4,7% e, em 12 meses, redução de 1,1%. Para a economista da coordenação de indústria do IBGE, Isabella Nunes, maio apresentou o pior cenário em mais de oito anos e não há sinais de recuperação.

Na avaliação do economista Antonio Madeira, sócio da MCM Consultores, o consumo ditará a retomada do emprego, que só deve ocorrer entre o fim deste ano e início de 2010.

O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria aumentou 1,9% em maio na comparação com abril, revertendo dois meses de queda em relação ao mês anterior. Para os técnicos do IBGE, isso foi influenciado pela indústria extrativa, por conta do pagamento de participações nos lucros. Mas, na comparação com maio do ano passado, a folha de pagamento na indústria apresentou queda de 0,6%. No acumulado do ano, houve recuo de 0,8%.

No número de horas pagas aos trabalhadores, o IBGE registrou uma queda de 1,1% em maio, em relação a abril. Essa foi a oitava taxa negativa consecutiva ante o mês anterior.

Na análise por setor, os destaques negativos em relação a maio de 2008 vieram da indústria de vestuário, que registrou queda de 10% no emprego industrial, do setor de meios de transporte (-9,6%), de produtos de metal (-11,3%) e máquinas e equipamentos (-9,1%). Em sentido contrário, papel e gráfica (9,4%) representou o único impacto positivo.


Indústria tem novo recuo

Fonte: Estadão
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir