Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-07-2009

Michel Temer aceita instalar CPI da Aneel
Michel Temer escolheu os nomes para a CPI
Michel Temer aceita instalar CPI da Aneel
Foto: Elton Bomfim/Ag. Camara

Bras�lia (AE) - Depois de ter sido dada como enterrada, a Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito (CPI) da Ag�ncia Nacional de Energia El�trica (Aneel), destinada a investigar os crit�rios usados pela ag�ncia nos reajustes de tarifas de energia el�trica poder� ser reativada. Com todos os representantes dos partidos confirmados - alguns por indica��o dos l�deres e outros por nomea��o do presidente da C�mara, Michel Temer (PMDB-SP) - o presidente da Comiss�o, Eduardo Da Fonte (PP-PE) quer realizar a primeira reuni�o na pr�xima ter�a-feira (14), � tarde. "Nessa primeira reuni�o queremos tra�ar o roteiro da CPI", disse o parlamentar.

No m�s passado, PMDB, PT, PTB, PSDB, DEM, PPS e PR solicitaram a Temer, depois da instala��o da CPI, a retirada dos seus indicados para a CPI. Segundo fontes no Congresso, havia um acordo de bastidores para que a CPI s� come�asse mesmo a trabalhar em agosto. Mas a decis�o de Da Fonte de ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para exigir o in�cio da CPI fez com que Temer solicitasse �s lideran�as que reapresentassem nomes para que a comiss�o pudesse funcionar.

O PMDB atendeu e enviou of�cio com os mesmos nomes de antes. J� o PTB e o PR sinalizaram que o presidente da C�mara poderia nomear os mesmos deputados indicados anteriormente. Mas, no caso dos demais partidos (PT, DEM,PPS e PSDB) como n�o houve manifesta��o, coube a Temer fazer as nomea��es usando o crit�rio regimental da ordem alfab�tica.

A relatoria da comiss�o ficou a cargo do deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ). Ao todo, a CPI ter� 24 titulares. PT e PMDB ter�o as maiores bancadas: quatro deputados cada um. Os partidos da base aliada, ali�s, ter�o ampla maioria na comiss�o, com 17 representantes. O bloco oposicionista (DEM, PSDB e PPS) ter� sete deputados titulares.

Nos bastidores, comenta-se que o PT trabalhou para esvaziar a CPI para proteger a Aneel, que hoje est� sob o comando de Nelson Hubner, homem de confian�a da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Michel Temer aceita instalar CPI da Aneel.

Michel Temer escolheu os nomes para a CPI.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir