Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 11-07-2009

Chrome pode incomodar comunidade de software livre
Confira as raz�es pelas quais o sistema operacional do Google deve ser alvo de cr�ticas de defensores do c�digo aberto.
Chrome pode incomodar comunidade de software livre
Foto: http://pcmag.uol.com.br

O an�ncio do Chrome, sistema operacional do Google, j� era esperado, mas mesmo assim teve um impacto de especula��o na ind�stria da tecnologia. Muitos esperam um grande embate entre Chrome, Windows e Ubuntu, embora o pr�prio Google negue esse tipo de concorr�ncia.

Representantes da comunidade de software livre, por sua vez, demonstraram certa simpatia � iniciativa, por acreditarem que ela fortalece o movimento do c�digo aberto. Apesar disso, n�o acreditam que o sistema venha a tirar mercado de sistemas bem estabelecidos, como o Linux.

O problema � que o Google pode se ver obrigado a tomar atitudes que provoquem antipatia da comunidade. Confira abaixo as cinco raz�es que podem levar a esse cen�rio.

1 � Inclus�o de c�digo propriet�rio no Chrome

O sistema Linux ainda � pass�vel de falhas: n�o possui uma ferramenta Flash de c�digo livre e depende de codecs de terceiros. Para manter a alta qualidade, o Google ter� de licenciar algumas ferramentas, algo que a comunidade de software livre rejeita categoricamente.

Outro problema s�o as fontes: a Microsoft conta com fontes que n�o est�o no Linux. O Google seria obrigado a pagar pelo uso das fontes e a comunidade ficaria ofendida pelo fato de o pacote de fontes n�o ser distribu�do livremente.

2 � Assim como o Google, o Chrome pode comprometer a privacidade

Os mais neur�ticos por privacidade acreditam que, quem utiliza os servi�os gratuitos do Google, pagam caro com sua "alma virtual", ou seja, com absolutamente todas as informa��es sobre sua vida que acabam na rede. E, como todos sabem, o maior ativo que uma empresa de internet pode ter � base de dados de usu�rios.

Ao utilizar um sistema operacional de uma empresa acostumada a coletar informa��es de usu�rios, a situa��o pode ficar ainda pior.

3 � O Google � visto como um gigante e pode ser "do mal"

Defensores do c�digo livre sempre desconfiam das grandes corpora��es. Alguns deles chegam ao extremo de n�o comprar em grandes redes de supermercados por se recusarem a colaborar com controle de mercado por grandes empresas. Quando uma empresa resolve controlar sistema operacional, aplicativos e principais ferramentas da Web, o �dio contra ela pode se alastrar rapidamente.

4 � Sistema do Google pode encolher distribui��es Linux para desktop

Embora a pr�pria comunidade de software livre n�o acredite nisso, ningu�m sabe o que o futuro reserva. N�o se sabe at� que ponto, mas o fato � que o Chrome tem potencial para tirar o Ubuntu e outras distribui��es da jogada. Vai depender muito de como o Google vai controlar seu desenvolvimento. Se isso acontecer, o Google vai ganhar uma s�rie de novos inimigos e ser� uma empresa t�o criticada quanto a Microsoft foi nos anos 90.

5 � O Chrome n�o � uma comunidade Linux

O sistema operacional do Google ser� um produto, tanto como � o Google Earth, Picasa, Gmail, entre outros. Por mais que ele seja livre e aceite modifica��es, quem est� no controle � o Google. O usu�rio comum s� obter� o que eles quiserem fornecer.

O Ubuntu, por sua vez, � completamente dirigido pela comunidade. Se um novo recurso aparece nas atualiza��es, � porque a comunidade o requisitou e desenvolveu. Diante disso, � f�cil concluir que o Chrome ter� muito mais coisas em comum com os sistemas propriet�rios do que com os livres.

Chrome pode incomodar comunidade de software livre

Fonte: http://computerworld.uol.com.br
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir